Saúde / Campanha bucal

25 de Setembro de 2014 11h57

Coxipó recebe a 11ª etapa do programa municipal de Prevenção do Câncer de Boca neste sábado (27)

25/09/2014

DANIELE DANCHURA

Moradores dos bairros da região do Coxipó serão beneficiados neste sábado (27) com a 11ª etapa do "Programa permanente de Prevenção do Câncer de Boca", realizada pela Prefeitura de Cuiabá. Os atendimentos da campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal serão realizados na Clínica Odontológica do Coxipó, localizada na Policlínica do Coxipó, das 7h30 às 11h30. 

Dentre as ações programadas para o evento, estão os exames bucais gratuitos, entrega de folders educativos, distribuição de kits de higiene bucal, orientações de como fazer o auto-exame bucal, informações sobre principais fatores de risco para o câncer de boca como o tabagismo, o etilismo, a radiação solar e atualmente as infecções pelo papiloma vírus humano (HPV). 

Os casos suspeitos, com necessidade de exames complementares para estabelecer o diagnóstico como citologia esfoliativa e biópsia serão encaminhados para os Centros de Especialidades Odontológicas do Município (CEO). Outras necessidades odontológicas serão avaliadas pelos critérios de priorização e encaminhadas às unidades de atenção básica.

As atividades serão desenvolvidas por cirurgiões-dentistas, técnicos em saúde bucal em parceria com a LACCanBo/MT (Liga Acadêmica de Combate ao Câncer de Boca de Mato Grosso) e discentes do Curso de Odontologia do Univag, que estarão sob a supervisão da professora Diurianne França, que também é cirurgiã-dentista e compõe a equipe do Município.

O programa de Prevenção do Câncer de Boca tem como objetivo principal detectar lesões bucais em pessoas com idade acima dos 40 anos e com o hábito de fumar e/ou consumir bebidas alcoólicas, ou seja, justamente o grupo de risco da doença. 

NÚMEROS - Desde que teve início, em fevereiro deste ano, até o mês de agosto, já foram realizadas 10 etapas do Programa Permanente de Prevenção do Câncer de Boca e com isso, foram atendidas 691 pessoas. Na última etapa, realizada no dia 23 de agosto, durante a Ação da Construção Social/Sesi, 144 pessoas foram atendidas, sendo que destas, 73 eram mulheres. Do total, apenas 29 pessoas tinham entre 40 e 69 anos e de todos os participantes, 36 relataram o hábito de fumar. Quanto a doenças pré-existentes, 9 relataram ter hipertensão arterial e fazem uso de medicamentos. Em relação às lesões bucais, 17 foram encaminhados para esclarecimento de diagnóstico através de exames complementares, como radiografia, citologia e/ou biópsia.

CÂNCER DE BOCA - Atualmente, o câncer de boca é um dos problemas de saúde mais complexos enfrentado pelo sistema de saúde brasileiro, devido a sua magnitude epidemiológica, social e econômica. Ressalta-se que pelo menos um terço dos casos novos de câncer que ocorrem anualmente no mundo poderia ser prevenido. No Brasil, em 2014, estimam-se mais de 14 mil casos novos de câncer de boca, sendo 11.280 em homens e 4.010 em mulheres. Em Mato Grosso, a estimativa segundo o sexo, é de 120 novos casos em homens e 40 em mulheres, considerando as taxas brutas de incidência por 100 mil habitantes. 

Estudos apontam que o hábito de fumar e beber estabelece um sinergismo entre esses dois fatores de risco, aumentando 35 vezes o risco para o desenvolvimento desse tipo de câncer. O fumo é responsável por cerca de 42% dos óbitos por essa neoplasia. Já o etilismo pesado corresponde a, aproximadamente, 16% dos óbitos. O câncer de boca relacionado à infecção pelo HPV tem aumentado entre adultos jovens em ambos os sexos. Parte desse aumento pode ser atribuída a mudanças no comportamento sexual.

A detecção precoce pela inspeção visual seja ela feita pelo próprio indivíduo, por cirurgiões-dentistas ou outro profissional de saúde, pode detectar lesões cancerizáveis em fases iniciais. Quando diagnosticado precocemente, o câncer de boca apresenta cura com bom prognóstico.