Saúde / RESULTADO

06 de Junho de 2020 15h25

Covid-19: Prefeito reforça proteção emocional a servidores por meio do “Cuidando de Quem Cuida da Gente”

06/06/2020

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

Arquivo

Garantir proteção à saúde mental e  emocional aos servidores que estão atuando em linha de frente contra a Covid -19 tem sido, de acordo com o prefeito Emanuel Pinheiro, prioridade de sua gestão frente à pandemia. 

Conforme o gestor, além dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) que foram adquiridas de forma prévia e com observações técnicas inerentes à cada setor, o Programa Cuidando de Quem Cuida da Gente - idealizado pela primeira-dama, Márcia Pinheiro que dentre tantos serviços, também oferta acompanhamentos com psicólogos e psiquiatras, reforça o compromisso e preocupação da gestão com o servidor.

“Esses heróis que estão na linha de frente tratando com toda dedicação e profissionalismo quem está contaminado com a Covid -19 também tem família, tem estão com medo, angustiados e aflitos. Por isso, determinamos na reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 nesta semana que vamos intensificar esse cuidado e o Cuidando de Quem Cuida da Gente, que foi pensado em cada detalhe pela primeira-dama para cuidar e proteger esses bravos guerreiros, com diversas equipes de médicos, psicólogos, psiquiatras e demais equipe multiprofissional está trazendo um resultado fantástico. Eu até batizei de EPE - Equipamento de Proteção Individual porque nossa preocupação é o estresse, a depressão no período pós essa pandemia. Isso acontece muito em guerra, e nessa guerra contra o coronavírus, além dos EPIs que é obrigação nossa, temos também o dever de cuidar da saúde psíquica dos nossos servidores e o esse programa está ofertando todo esse zelo da gestão de forma exemplar”, frisou Pinheiro.

A diretora de Saúde Mental de  Cuiabá, Rosely Batista ressaltou a importância do Programa. “Um programa que está proporcionando estímulo, atenção e assistência ao servidor, resultando em grande contribuição para o seu bem estar físico e mental. Tudo isso, além de fazer com que se sintam valorizados, retorna em trabalho cada vez mais humanizado ao paciente SUS”, finalizou.

Atuação:

Para realizar o acolhimento de forma satisfatória, a nova estratégia para cuidar do servidor será conduzida por profissionais das áreas de psiquiatria, psicologia, nutrição e educação física, ao longo de seis meses - subdivididos em quatro etapas. 

De acordo com André Duailibi, psiquiatra e coordenador-responsável pelo Cuidando de quem Cuida da Gente, a primeira etapa será composta por plataformas de psicoeducação com vídeos de técnicas específicas para o controle do estresse e prevenção do Transtorno de Estresse Pós-Traumático, independentemente de o servidor público estar atuando ou não na linha de frente no combate do coronavírus. 

A segunda fase, conforme relata o médico, consistirá no acompanhamento psicológico por 12 semanas - apenas para os profissionais da Saúde que estão na linha de frente no combate a COVID19. Nesta fase, será disponibilizado apoio e acompanhamento individual (virtual) com psicólogos especialistas em terapia cognitiva e em metodologia específica para gerenciamento do estresse e prevenção do estresse pós-traumático.

“O Programa disponibilizará um pacote com até 4.800 sessões de terapia para acompanhamento psicoterápico individual. Para cada participante serão ofertadas em média 12 sessões de atendimento especializado com duração de 50 minutos. Àqueles em que se constatar necessidade,  serão encaminhados para a avaliação com o médico psiquiatra objetivando acompanhamento e intervenção da crise”, explicou Dualibi salientando que a 3ª  e 4ª etapa serão compostas por workshops presenciais em unidades de saúde para avaliar como os servidores estão após a pandemia e a de encerramento envolvendo todos os participantes e a equipe multidisciplinar do programa para apresentar os resultados alcançados pelo programa.