Saúde /

04 de Julho de 2013 14h10

Consultório de Rua vira programa e será ampliado

04/07/2013

Secretaria de Comunicação

Implantado com o objetivo de promover a redução de danos em moradores de rua e usuários de álcool, crack e outras drogas, o “Consultório de Rua” voltará a funcionar com nova denominação e estrutura ampliada.  As atividades deverão recomeçar nos próximos 60 dias, tempo necessário para a contratação de capacitação das duas novas equipes que irão atuar nas ruas de Cuiabá.

O “Consultório de Rua” funcionou até março deste ano na forma de projeto desenvolvido pela coordenação de Saúde Mental da Rede de Atenção Secundária do Município. Após a reestruturação, passará a funcionar como um programa da Rede de Atenção Básica com o nome de “Consultório na Rua”, de acordo com a nova proposta do Ministério da Saúde.

“Na sua fase de projeto, o Consultório de Rua mostrou uma problemática social em Cuiabá que vai além do uso de álcool drogas entre os moradores de rua”, explica o médico Fernando Silva, secretário adjunto de Assistência da Secretaria Municipal de Saúde.

“Na rua encontramos também pessoas em grave situação de vulnerabilidade, necessitadas de assistência médica, jurídica e social. Por isso, em sua nova modalidade o programa terá, além de uma equipe multiprofissional, uma articulação intersetorial que irá possibilitar a redução de danos entre o público-alvo e o restabelecimento de seus vínculos familiares e sociais”, assegurou.

A partir de sua implantação, equipes compostas por enfermeiro, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, agente social, técnico de enfermagem e técnico em saúde bucal voltarão às ruas. A proposta é de ampliar o acesso da população de rua e ofertar, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde, por meio das equipes e serviços da atenção básica.