/

07 de Agosto de 2013 15h48

Conselho Municipal de Saúde aprova PSFs para o CPA e duas novas UPAs

07/08/2013

J.C Patrício

Em reunião ordinária realizada na tarde desta terça-feira (06), o Conselho Municipal de Saúde (CMS) aprovou a proposta do secretário de Saúde de Cuiabá, Kamil Fares, de implantação de cinco novos PSFs para atender os bairros CPA I e CPA II. Além disso, será também implantado um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que oferecerá suporte matricial às equipes dos PSFs, ampliando e melhorando a qualidade da atenção à saúde dos moradores da região.

As equipes de apoio do NASF são formadas por médicos, fisioterapeuta, psicólogo, farmacêutico, terapeuta ocupacional, nutricionista, educador físico, assistente social e, conforme a demanda na sua área de atuação, poderá incluir ainda médicos acupunturistas e homeopatas, veterinários e outros serviços.

De acordo com o secretário Kamil Fares, tanto os novos PSFs quanto o NASF serão instalados na Policlínica do CPA, que terá uma formatação de Clínica da Família, conceito já implantado com sucesso em outras capitais.  

“Nós vamos aproveitar a estrutura da Policlínica para concentrar, num mesmo espaço, prevenção, orientação e tratamento adequado aos pacientes onde eles terão também a oportunidade de desenvolver diversas atividades, sempre com acompanhamento profissional”, explicou o secretário.

A Clínica da Família, de acordo com a proposta do secretário, será equipada também com laboratório clínico, ultrassom, raio-x e eletrocardiograma.

“Com mais de 30 anos de existência, o CPA não teve até hoje nenhuma estrutura voltada para a atenção básica da saúde de sua população. E agora nós vamos implantar ali uma das mais completas, tanto por uma questão de cuidado como de justiça com a sua população”, acrescentou.

UPAs - O Conselho Municipal de Saúde aprovou na mesma reunião a implantação de duas novas UPAs para as regiões Leste e Oeste da Capital nos mesmos moldes da que já existe na Morada do Ouro (região Norte) e da que está em construção no Pascoal Ramos (região Sul).

Outra proposta aprovada pelo CMS foi a progressão dos quatro Centros de Especialidades Odontológicas do Tipo II para o Tipo III. Além de dobrar a capacidade de atendimento especializado do Programa de Saúde Bucal, a medida vai representar um incremento de recursos da ordem de R$ 475 mil/ano para o Fundo Municipal de Saúde de Cuiabá.

Para o secretário Kamil Fares as propostas apresentadas pela secretaria e aprovadas pelo CMS “têm por objetivo promover a saúde, prevenir doenças e prolongar a vida da população cuiabana com mais qualidade e sem sofrimento”.