Saúde /

12 de Setembro de 2013 17h38

Conferência de saúde debate aprimoramento da saúde pública em Cuiabá

12/09/2013

JC Patrício

Com a presença de 700 participantes, segundo os organizadores, foi aberta hoje (12) a 10ª Conferência de Saúde de Cuiabá, que até o final desta sexta-feira debaterá ideias e propostas para o aprimoramento da atenção à saúde na Capital.

Realizado pela Prefeitura de Cuiabá, o evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá e pelo Conselho Municipal de Saúde. A Conferência conta com a participação de 302 delegados, sendo 50% representantes dos usuários do SUS, 25% representantes dos trabalhadores da saúde e outros 25% representam o grupo governo/prestadores de serviço.

Em discurso de abertura, o secretário municipal de Saúde, Kamil Fares, destacou a importância do SUS e seus avanços na ampliação do acesso à saúde no Brasil, ressaltando, porém, a necessidade de mais recursos para garantir a melhoria dos serviços. Para ele, o problema do subfinanciamento do SUS é resultado de um sistema tributário injusto e complexo, e que há a necessidade de se rever a distribuição de competências entre estados, municípios e União.

Kamil Fares destacou em sua fala o compromisso do prefeito Mauro Mendes com a saúde de Cuiabá e disse que o setor tem avanços a comemorar nestes oito meses de gestão. “A nossa estratégia foi a de recuperar a capacidade de atendimento nas policlínicas. Quando assumimos, elas atendiam 15 mil pessoas por mês. Ampliamos para 30 mil atendimentos/mês e depois da inauguração da UPA da Morada do Ouro passamos a atender 42 mil pessoas/mês.”

Durante o evento, o secretário anunciou o novo modelo de informatização da rede municipal de saúde, que vai adotar o mesmo sistema utilizado pelo Ministério da Saúde. “E ainda vamos, com isso, economizar R$ 500 mil por ano, que é o custo do serviço particular, caro e ineficiente que temos hoje.”

O novo sistema, segundo ele, permitirá o controle online de todos os exames, consultas e procedimentos médicos. “Nós teremos condições de acompanhar via Central de Regulação todo o trabalho do médico, desde o momento que ele entrar na unidade de saúde até a hora que ele sair”.

Os trabalhos da 10ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá prosseguem amanhã, sexta-feira, a partir das 8h, no Hotel Fazenda Mato Grosso.