Saúde / SAÚDE

27 de Março de 2014 18h34

Comitê de Prevenção e Controle da Dengue em Cuiabá realiza primeira reunião do ano

27/03/2014

DANIELE DANCHURA

Os números de casos de Dengue em Cuiabá tiveram uma redução de aproximadamente 74,6% no início deste ano em relação a 2013. Até o dia 25 de março foram registradas 344 notificações, sendo confirmados 56 casos. Mas o que preocupa atualmente as autoridades ligadas ao combate da dengue é o alto número de detecção do vetor, ou seja, o número de residências em que as larvas da dengue foram encontradas. Este foi o principal assunto tratado durante a primeira reunião do Comitê Interinstitucional de Mobilização, Prevenção e Controle da Dengue, realizada na tarde desta quinta-feira (27) na Escola de Saúde de Mato Grosso.

 

Atualmente o Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (Lira) em Cuiabá é de 8,3%, sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde é de 1% e o máximo é de 3,9%.Após esta porcentagem já é considerado de alto risco. O Lira é medido quatro vezes por ano, sendo que o primeiro foi em janeiro e o próxima será em abril.

 

O objetivo do Comitê é fazer com que a mobilização para combater a Dengue seja multiplicada pelos órgãos e entidades que fazem parte do mesmo. “É muito importante que todos entendam a importância da mobilização para o combate e o controle da dengue e que levem isso para outras pessoas, no ambiente de trabalho, para o vizinho, e reforcem suas ações”, enfatizou a coordenadora de Vigilância de Zoonoses, Alessandra da Costa Carvalho.

 

“Estamos reiniciando com força total para conseguirmos juntos reduzir o número de casos de dengue e principalmente para que não ocorra epidemia de dengue em Cuiabá. Somente juntos é que poderemos mudar o quadro da dengue no município”, ressaltou a Diretora da Vigilância em Saúde, Silvana M. Ribeiro Arruda de Miranda.

Silvana ressaltou que a população precisa ficar atenta aos focos de mosquito da dengue, principalmente nos reservatórios de solo e também nas caixas d’água que ficam no alto, as quais os agentes de saúde que visitam as casas não possuem acesso. “Precisamos que a população colabore conosco nessa parte. Não é porque estamos com poucos casos da doença que vamos baixar a guarda”, alertou.

 

Dos criadouros encontrados pelos agentes de saúde, 54,2% são depósitos de solo, 27,3% lixos e outros resíduos sólidos e 7% depósitos móveis (vasos e pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais, entre outros)

 

AÇÕES DE COMBATE E PREVENÇÃO

 

Cuiabá atualmente possui em torno de 272 agentes de saúde que realizam visitas nas residências. Os bairros são divididos em quatro regionais, cada uma tem aproximadamente 70 agentes trabalhando. Os agentes realizam visitas domiciliares de janeiro a dezembro, divididas em sete ciclos. Com isso, ao menos sete vezes ao ano o agente irá passar na residência.

 

Além das visitas domiciliares, também são realizados os levantamentos, monitoramento e encaminhamento da situação das praças, de terrenos baldios, de imóveis com acúmulo de materiais inservíveis e de casas abandonadas aos órgãos de competência como as Secretarias de Serviços Urbanos, de Meio Ambiente e de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, além da parceria junto ao Juizado Volante Ambiental (Juvam).

 

Também são realizadas as visitas de monitoramento aos pontos estratégicos de forma quinzenal. Os pontos estratégicos são ferros-velhos, cemitérios e pontos de depósito de lixo.

 

Participaram da reunião do Comitê representantes das Secretarias de Saúde de Cuiabá e de Mato Grosso, das Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social, do Sinduscon, do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Ministério Público Estadual, do Conselho Municipal de Saúde, e do Instituo do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Mato Grosso (Iphan/MT).