/

15 de Dezembro de 2011 18h06

"Combater a dengue é dever de todos", dizem os técnicos da Saúde de Cuiabá

15/12/2011

João Carlos Queiroz/JC.Patrício – SMS -3617-7379


"
Se as pessoas não atentarem que lixo mal vedado, latas, pneus e outros utensílios que comportem água podem ser criadouros potenciais do mosquito Aedes aegypti, vai ser muito difícil banir a dengue do nosso município. A colaboração deve começar pelas residências, locais de comprovado alto índice de infestação desse vetor". O aviso partiu do diretor de Vigilância, Saúde e Meio Ambiente de Cuiabá, Benedito Oscar Campos, um dos presentes, nesta quinta-feira (15-12) no Mutirão da Dengue, no Planalto e imediações (Itamarati, Sol Nascente, Guaicurus).

 

Campos informou que ali se encontravam 80 Agentes de Controle da Dengue, em trabalho conjunto com fiscais da Secretaria de Meio Ambiente (Smaaf) e técnicos da Infraestrutura (Seminfe). "Nossa instrução constante é para que ninguém pense estar livre da presença desse mosquito. Pode estar escondido nas caixas d'água, pneus, latinhas vazias (e com água de chuva), vasos e outros objetos que comportem água e facilitem a instalação de criadouros do vetor".

 

Benedito salientou que as equipes a campo, informaram que já encontraram piscinas sem uso em outros locais da cidade, repletas de larvas do mosquito. "Imagine a produção de uma fábrica desse tipo? Então, se a população colaborar, aí ficará bem mais fácil combater essa praga que tem levado muitos a uma longa agonia dolorosa e até à morte, como acontece com a dengue hemorrágica".

 

O supervisor Distrital do Centro de Zoonoses de Cuiabá, Elyerson Boaventura, disse que os bairros trabalhados neste mutirão na região do Planalto envolvem, aproximadamente quatro mil imóveis e cerca de 16 mil pessoas, pontuou. "Há então, no geral, muito serviço para ser feito em Cuiabá. Banir a dengue é uma das metas da Saúde. Objetivo que o prefeito Chico Galindo e o secretário Lamartine Godoy encampou entre as prioridades diárias, com apoio direto de outras pastas".

 

Limpeza 

Conforme o diretor de Serviços Urbanos da Infraestrutura, Leonardo Oliveira, cinco caminhões basculantes (caçambas) e número idêntico de pás carregadeiras atuaram hoje no mutirão, para a retirada dos bolsões de lixo, um dos focos prediletos do mosquito aedes. "No que depender do empenho coletivo das secretarias envolvidas neste elenco de mutirões programados para Cuiabá, o mosquito da dengue terá dificuldades para instalar seus criadouros. Desde, lógico, que os habitantes também auxiliem, eliminando os focos escondidos em suas nas residências. É só procurar que acham". 

O fiscal ambiental Aécio Pacheco informou que o órgão tem detectado um sem número de terrenos baldios na capital em situação de completo abandono, o que significa focos potenciais do mosquito da dengue. "Cabe intensificar na cidade uma conscientização e medidas rigorosas para que os proprietários de terrenos baldios promovam a limpeza dos mesmos, tomando-se todas as providências cabíveis para garantir com que isto seja cumprido".

 

O trabalho dos fiscais neste mutirão nos bairros Planalto, Itamarati e Sol Nascente envolve ainda visita a estabelecimentos comerciais para checar a validade dos Alvarás de Funcionamento e Sanitário.