/

29 de Novembro de 2013 15h44

Clínica Odontológica faz mutirão no Osmar Cabral

29/11/2013

JC Patrício

Com o objetivo de realizar o diagnóstico precoce e a prevenção do câncer de boca, a Clínica Odontológica do Osmar Cabral vai realizar um mutirão neste sábado para atendimento ambulatorial da população local.

O evento, promovido pela Coordenadoria de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, tem como público-alvo pessoas que apresentem qualquer problema na boca, como gengiva com sangramento, manchas brancas ou avermelhadas na gengiva e língua ou ferida nos lábios.

De acordo com o coordenador de Saúde Bucal, José Ricardo de Amorim Santana, todos os pacientes atendidos que tiverem necessidade de biópsia serão encaminhados para os Centros de Especialidades Odontológicas para diagnóstico gratuito.

A rede de atenção à saúde bucal de Cuiabá é composta hoje por 10 clínicas odontológicas distribuídas nos quatro distritos regionais e quatro Centros localizados nos bairros Tijucal, Pascoal Ramos, Planalto e Jardim Vitória, que funcionam como unidades avançadas, responsáveis pela continuidade dos tratamentos iniciados nas clínicas odontológicas.

Os serviços ofertados nestas unidades têm ênfase no diagnóstico e detecção do câncer bucal, mas oferecem também outros tratamentos especializados tais como periodontia, endodontia, odontopediatria, prótese dentária e cirurgias, além de atender portadores de necessidades especiais.

Segundo José Ricardo a meta do mutirão é aumentar a prevenção e o acesso da população aos serviços de saúde. “Com prevenção e diagnóstico oportuno alcança-se a cura da doença”, disse.