Saúde /

29 de Novembro de 2013 15h22

Clínica da Família encerra campanha contra câncer de próstata com caminhada

29/11/2013

JC Patrício

A Clínica da Família do CPA I realizará na manhã deste sábado (30) uma caminhada para marcar o encerramento da campanha “Novembro Azul”, que foi desenvolvida em todas as unidades de saúde do município com o objetivo de esclarecer e prevenir o câncer de próstata entre os homens. A caminhada vai começar às 7h, saindo do Estádio “Verdinho” e seguirá contornando a Praça Cultural do bairro até a Clínica da Família, na Avenida Óbidos.

O evento é uma iniciativa da própria unidade, que conta com o apoio da Associação de Moradores do CPA I, da Polícia Militar e da comunidade em geral. O comércio local também está apoiando o movimento com doação de faixas publicitárias e água para os participantes.

De acordo com o enfermeiro Marcelo Padilha, coordenador da Clínica da Família, a caminhada, da mesma forma que o “Novembro Azul”, funcionará como mais um alerta para que os homens se conscientizem da necessidade de procurar as unidades de saúde para fazer o preventivo do câncer de próstata.

O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que em sua estimativa 2012/2013 apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama no Brasil. Pesquisa realizada pelo Datafolha para a Sociedade Brasileira de Urologia, em 2009, constatou que o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame.

Já a dosagem do antígeno protástico específico, mais conhecida como PSA, é também importante para a detecção precoce do câncer e é mais aceita pelo público masculino. Para sua realização, basta a coleta de sangue, que pode ser feita em qualquer unidade básica de saúde de Cuiabá, que também se encarrega de encaminhar os exames.

Outras pesquisas revelam que cerca de 30% dos pacientes do SUS são diagnosticados com câncer de próstata já avançado. Se forem descobertos no início, 90% dos casos são curáveis. Estima-se que um a cada seis homens terá câncer de próstata e um a cada 36 morrerá da doença, daí a importância do diagnóstico e tratamento preventivo.

A doença

O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens. Tem números superiores ao câncer de mama, o de maior incidência feminino. A detecção precoce é fundamental para seu tratamento, visto que nessa fase, 90% são curáveis. Em sua fase inicial não há sintomas, por isso, a ida anual ao urologista é essencial para o acompanhamento da glândula. Este ano, a Sociedade Brasileira de Urologia deu início a uma nova recomendação, baseada nos trabalhos científicos publicados nos últimos anos: o exame de toque retal deve ser feito a partir dos 50 anos para homens sem casos na família e aos 45 anos para homens com casos na família e negros.