Saúde / HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE

09 de Agosto de 2018 17h00

Circuito de Saúde Rural registra mais de 680 atendimentos

09/08/2018

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

A prefeitura de Cuiabá levou a humanização dos atendimentos em Saúde do Projeto Circuito de Saúde Rural para cerca 300 moradores do Distrito de Pequizeiro e comunidades adjacentes, como Nova Esperança e Aricá.

O evento foi realizado na Escola Municipal da Rede de Ensino Básico Nova Esperança, ao longo desta quarta-feira (08), e computou mais de 680 atendimentos agrupados nas seguintes especialidades: pré-consultas e consultas médicas com pediatra, clínico geral e psiquiatra. 

Além disso, somam-se aos serviços prestados à população a confecção do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), atualização do calendário vacinal, orientações odontológicas, encaminhamentos e entregas de kits de higiene bucal e ainda palestras sobre sexualidade, onde foram abordadas doenças sexualmente transmissíveis.

A diretora da unidade escolar, Lairce Fonseca Robles, salientou que o projeto trouxe a verdadeira humanização dos serviços em saúde para os moradores da região. "O circuito de Saúde Rural trouxe a todos nós a oportunidade de atendimentos médicos e orientações que normalmente não recebemos devido à distância. Foi uma benção para toda a nossa comunidade, uma oportunidade de usufruirmos dos serviços ofertados”.

De acordo com o coordenador da Atenção Secundária, Kennedy Marques, o sucesso do projeto, que foi criado em 2017 por meio de uma parceria entre as Atenções Primárias e Secundárias, vem gradativamente sendo demonstrado por meio dos números dos atendimentos.

“Do início do projeto até agora, já levamos a humanização instituída no plano de governo do nosso prefeito Emanuel Pinheiro para mais de mil pessoas e, deste total, já somamos mais de 2.700 atendimentos realizados. Isso acontece porque o cidadão tem encontrado um programa completo, com vastas especialidades, que atende em um único dia grande parte das necessidades médicas dele. Consequentemente, esses números nos mostram que estamos no caminho certo para melhorar cada dia mais a vida dessas pessoas que dependem dos atendimentos do SUS em Cuiabá”, ressaltou o coordenador.

Segundo a Responsável Técnica do Projeto, Mariana Corral outros fatores que têm sido essenciais para o Circuito são a dedicação da equipe multiprofissional e as parcerias, que têm abraçado o gesto de humanização do prefeito. “Nada disso seria possível se não fosse a dedicação de todas as pessoas envolvidas diretamente com o Circuito e as parcerias que conquistamos até aqui. Entre elas podemos citar o Consultório Itinerante e a Central de Regulação. Em nome da gestão Emanuel Pinheiro quero agradecer a cada um pelo apoio e a dedicação empregada até aqui”, finalizou.