Saúde /

05 de Junho de 2012 15h35

Chuvas adiam fumacê contra dengue para semana que vem

05/06/2012

JC Patrício/SMS


A aplicação do fumacê no combate ao mosquito da dengue, que abrangerá 19 bairros da capital, foi adiada para a próxima segunda-feira, dia 11 de junho. A decisão foi tomada pela Diretoria de Vigilância à Saúde e Ambiente da Secretaria Municipal de Saúde em função das condições meteorológicas, que preveem chuva, vento e frio para esta semana.

Com isso, segundo a coordenadora da Campanha de Combate à Dengue, Alessandra Carvalho, a utilização do fumacê não teria nenhuma eficácia contra o vetor e ainda traria prejuízos à saúde da população e ao meio ambiente.

O secretário municipal de Saúde, Lamartine Godoy, alerta de que mais importante que o fumacê é o cuidado da população. “É preciso evitar o acúmulo de lixo e locais que possam se tornar criadouros do aedes aegypti. A força tarefa do município, que envolve 320 agentes de combate às endemias, caminhões e máquinas da prefeitura não vai parar. Mas é preciso que todos colaborem.”

Segundo o secretário, desde o início do “mutirão contra a dengue” milhares de toneladas de lixo já foram retirados dos quintais das casas, apontados como os principais focos de proliferação de larvas do mosquito.