Saúde / EXEMPLO DE SUCESSO

26 de Junho de 2019 17h34

Case de sucesso, HMC se torna referência para Saúde de Mato Grosso do Sul

26/06/2019

OZIANE RODRIGUES

Oziane Rodrigues

Considerado pelo Ministério da Saúde como uma das três melhores unidades hospitalares públicas do país, por características que vão desde a dimensão do espaço físico aos equipamentos e capacidade técnica-operacional, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Dr. Leony Palma de Carvalho vêm se tornando referência para outros estados.

Depois de receber membros da Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia, o HMC, que já é considerado o maior complexo hospitalar de Mato Grosso, também chamou a atenção de gestores de Mato Grosso do Sul (MS). Nesta terça-feira (25), o secretário municipal de Saúde de Campo Grande, José Mauro Castro, acompanhado pelo enfermeiro e vereador de base, Hederson Fritz (membro da Comissão em Saúde na Câmara da Capital de MS) e de uma comitiva de técnicos, estiveram em Cuiabá para conhecer desde o processo de obras ao formato de entrega do HMC.  

Para Mauro Castro, que sinalizou buscar medidas para curto, médio e longo prazo, a implantação de uma unidade no modelo do HMC pode ser a solução para os mais de 1,5 milhões de pacientes que buscam atendimentos em Campo Grande.

“Viemos conhecer o tão falado Hospital Municipal de Cuiabá, bem como os impactos que ele trará para a rede SUS em Mato Grosso. Ficamos impressionados com toda qualidade e organização técnica que foi implantada desde a fundação da obra até a entrega que está sendo realizada em etapas. Tudo isso, nos demonstrou extrema organização e respeito aos usuários SUS. Campo Grande possui uma realidade semelhante à de Cuiabá, pois recebe muitos pacientes de outros municípios de MS. Dessa forma, acreditamos que uma unidade como está pode ser a solução para os mais de 1,5 milhões de cartão SUS atendidos na nossa Capital”, frisou.

Além de conhecer o projeto e a estrutura do HMC durante toda a manhã, a comitiva campo-grandense reuniu-se na sede da SMS com equipes técnicas no período da tarde para conhecer as mudanças que vêm sendo implantadas pela gestão Emanuel Pinheiro para virar a página da Saúde em Cuiabá e ainda visitou o Hospital Municipal São Benedito.

Admirado com o resultado, o vereador enfermeiro Fritz, declarou que a Câmara de Campo Grande ofertará total apoio para que o mote cuiabano seja implantado. “Saio impressionado não apenas com o novo Hospital, mas também com o modelo de gestão em Saúde que está sendo implantado em Cuiabá com reestruturações desde a Atenção Básica até alta complexidade. Ao ver tudo isso e conversar com os gestores, conseguimos novas perspectivas para que possamos adequar a nossa realidade. Enquanto membro da Comissão em Saúde e defensor das boas políticas do SUS, não apenas eu, mas toda a Câmara de Vereadores daremos total apoio para implantar mudanças como estas em nossa cidade”, disse o Enfermeiro Fritz.

Para o secretário de Saúde de Cuiabá, Luiz Antônio Possas de Carvalho, momentos como estes demonstram que as determinações do prefeito Emanuel Pinheiro estão sendo seguidas à risca. “O prefeito Emanuel Pinheiro está implementando mudanças para realmente virar a página da Saúde Pública na Capital, que acaba assumindo também pacientes de outros municípios. Estamos redesenhando a rede de atendimento e tudo começa com o HMC que já proporcionou zerarmos os corredores do atual Pronto Socorro e assim vamos caminhando para a humanização da Saúde.  Cabe ressaltar que nada disso seria possível sem o apoio irrestrito e orientações do controle social tão brilhantemente representado pelo Conselho Municipal de Saúde. Enfrentamos muitos desafios que vão desde a oposição política à falta de recursos, mas saber que somos exemplos para outros Estados é o maior indicativo de que estamos no caminho certo”, frisou. 

As visitas e apresentações foram conduzidas pelo secretário de Saúde de Cuiabá, pelo diretor da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ESCP), Alexandre Beloto, vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio César, Secretária executiva do Conselho de Saúde, Janaína Penha, membros da Comissão de Pró-Implantação do HMC/Assessoria de Planejamento da Secretária Municipal de Saúde de Cuiabá.