Saúde / QUALIFICAÇÃO

16 de Agosto de 2018 15h25

Capacitação para fiscais de contrato do Hospital São Benedito reafirma compromisso com a transparência

16/08/2018

OZIANE RODRIGUES

José Ferreira

Arquivo

Garantir a correta aplicação dos recursos públicos, com foco especial no combate aos desperdícios e na transparência das ações resolutas dos contratos. O Hospital Municipal São Benedito, reafirmou o compromisso com essas premissas instituídas no plano de governo do prefeito Emanuel Pinheiro, nesta quinta-feira (16), durante capacitação promovida para os cerca de 40 fiscais de contrato da unidade hospitalar.

Idealizada pela Coordenação Administrativa, Diretoria Geral e Controladoria Interna da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, a ação, que teve como base programática a orientação técnica nº 001/2018 da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), teve como facilitador o controlador interno Wesley Bucco.

Durante o ato, o controlador sanou dúvidas e reforçou a importância do fiscal de contrato para o bom andamento da gestão pública. “Esses encontros técnicos são muito importantes porque visam aperfeiçoar a gestão por meio de capacitações. E o que estamos fazendo aqui é justamente isso. Estamos tratando de um tema técnico extremamente importante porque o fiscal de contrato é um guardião da legislação. É ele que fiscaliza a aplicação dos recursos públicos por meio da execução dos contratos e, com isso, acompanha e verifica se os objetos pactuados estão sendo conduzidos com eficiência e dentro dos padrões técnicos legais”, explicou.

A coordenadora administrativa do Hospital São Benedito, Patrícia Gavena complementa que a boa qualidade na fiscalização dos serviços prestados reforça a credibilidade com os entes fiscalizadores e beneficia diretamente a população. “Entre as várias atribuições que competem ao fiscal de contrato, uma das principais é assegurar o pagamento apenas dos serviços executados e que os materiais sejam entregues a contento. Dessa forma, com uma fiscalização de qualidade, podemos garantir o melhor aproveitamento dos recursos públicos, e com isso, elevar ainda mais a nossa credibilidade junto aos órgãos fiscalizadores”, frisou Gavena.

Esse conhecimento agregado, segundo o diretor geral e administrativo do São Benedito, Oséas Machado além de reforçar a determinação do prefeito, ressalta o dever do servidor/fiscal com a população.  “Com a orientação e qualificação dos fiscais de contrato determinada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, os fiscais passam a ter ainda mais condições e conhecimento para exigir e garantir o fiel cumprimento de todas as obrigações contratuais e, com isso conseguiremos garantir que toda a população cuiabana e dos demais municípios de Mato Grosso continuem recebendo os serviços com qualidade e atendimento humanizado conforme deliberado pelo nosso prefeito”, completou.

Responsável pelos contratos de lavanderia, segurança, combustível e locação de veículos, o gerente de logística do São Benedito, Fábio Parente, salientou que a capacitação comprova que a atual gestão vem honrando os compromissos feitos com os servidores e com a população cuiabana. “O prefeito Emanuel prometeu saúde de qualidade, com atendimentos humanizados e respeito com o uso dos recursos públicos e com os servidores. Então essa capacitação, demonstra que os compromissos feitos por ele com a população e com os servidores estão sendo cumpridos. Afinal, a capacitação agrega conhecimento à carreira dos servidores, o que culmina em o zelo pela condução e aplicação dos contratos e, por conseguinte, garante que os recursos serão aplicados de forma adequada. E isso, consequentemente é garantia de serviços de qualidade para a população”, finalizou o gerente.