Saúde /

25 de Julho de 2013 11h32

Campanha de vacinação contra raiva começa neste sábado (27)

25/07/2013

J.C Patrício

Como acontece anualmente, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá dá início neste sábado (27) à Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica Animal. A meta é vacinar 88.176 animais sendo 66.132 cães e 22.044 gatos, os principais responsáveis pela transmissão da doença em áreas urbanas.

Para atender à população, equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) montarão estruturas de vacinação nos quatro distritos regionais de saúde, começando neste sábado pelo Distrito Sul, formado por 30 bairros. Os distritos Leste, Oeste e Norte serão contemplados nas semanas subseqüentes, sempre aos sábados, das 8h às 17h. A vacina é gratuita e sem contraindicação.

A imunização de rotina contra a raiva também pode ser feita na sede do CCZ, localizado no Bairro Ribeirão do Lipa, onde funciona um posto permanente de vacinação com atendimento em horário comercial de segunda a sexta-feira.

A raiva é uma zoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus rábico através da saliva de cães e gatos infectados. A vacina visa imunizar estes
animais para evitar a doença aos seres humanos.

Clique aqui e confira locais onde funcionarão os postos fixos de vacinação. 

OBS: Os postos dos demais Distritos serão divulgados nas semanas que antecedem à vacinação.