Saúde /

08 de Junho de 2013 11h12

Campanha contra a poliomielite começa e deve imunizar 40 mil crianças

08/06/2013

Euziany Teodoro


Foi lançada hoje (08) a campanha 2013 de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil). A campanha deverá imunizar 39.888 crianças de seis meses a cinco anos de idade em Cuiabá. Para isso, 40 mil doses da vacina foram enviadas pelo Ministério da Saúde.

 

Neste sábado todas as 61 salas de vacinação nas unidades básicas de saúde da Capital estarão abertas, até às 17h. A campanha segue até o dia 21 de junho. A vacina é via oral (gotinha) e os pais precisam levar as cadernetas de vacinação dos filhos para que possam programar a imunização, caso alguma vacina esteja atrasada.

 

Desde 1989 não se registra nenhum caso da doença no Brasil, tendo o país recebido, inclusive, o certificado da Organização Mundial de Saúde pela erradicação da paralisia infantil.

 

O secretário adjunto de Assistência da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Fernando Santos e Silva, lembrou a importância de que todas as crianças da faixa etária da campanha sejam imunizadas. “A doença não existe mas no Brasil, mas recebemos estrangeiros com muita frequencia e por isso é sempre necessário ter o controle sobre a poliomielite”, explicou.

 

Poliomielite

 

A poliomielite é uma doença viral, causada por poliovírus e subdivide-se em três sorotipos (1, 2 e 3). É altamente contagiosa, e afeta principalmente crianças menores de 5 anos de idade. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados e se multiplica no intestino, podendo invadir o sistema nervoso.

 

Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas da doença (febre, fadiga, cefaleia, vômitos, rigidez no pescoço e dores nos membros), mas excretam o vírus em suas fezes, portanto, podem transmitir a infecção para outras pessoas.