Saúde / Jardim Fortaleza

28 de Julho de 2014 16h44

Arraial do PSF Jardim Fortaleza já se tornou tradição entre pacientes

28/07/2014

DANIELE DANCHURA

Daniele Danchura

Arquivo

Pelo quinto ano consecutivo, a equipe do PSF Jardim Fortaleza realiza o Arraial do HiperDia

Cerca de 70 pessoas, em sua maioria idosos, participaram da quinta edição do Arraial do PSF Jardim Fortaleza na última sexta-feira (25). O evento, realizado para hipertensos e diabéticos por meio do programa Hiperdia como uma forma de confraternização e de aproximação com a comunidade, já se tornou tradição entre os pacientes. Atualmente, o PSF Jardim Fortaleza atende a 289 hipertensos e 75 diabéticos.

A dona de casa Conceição Rodrigues dos Santos, 67 anos, contou que é hipertensa e que há sete anos faz tratamento no PSF Jardim Fortaleza e nunca faltou a uma festa desde que ela teve início. "Faz cinco anos que tem o arraial e eu sempre venho. É um evento maravilhoso, é uma festa muito animadora. Graças a Deus não tenho do que reclamar, nem da festa e nem do atendimento que recebemos na unidade de saúde, só a agradecer", completou.

Para o senhor Joaquim do Espírito Santo, de 70 anos, hipertenso e diabético, a festa realizada pelo PSF é muito importante para valorização e integração dos pacientes. "Eu sempre venho, todos os anos, é uma festa muito boa, muito gostosa e muito importante, por que aqui a gente reencontra os amigos e se sente valorizado, tratam a gente com muito carinho aqui", enfatizou.

A festa julina, realizada no Centro Comunitário do bairro Jardim Fortaleza, teve maria izabel, farofa de banana, feijão empamonado, bolos e doces e distribuição de brindes. Todos que participaram receberam um presente. "Todos que vieram receberam uma senha, depois eles irão até o balcão e retiram o brinde que eles escolhem, não é sorteio, todos recebem. E isso já se tornou tradição, não pode faltar", contou a enfermeira responsável pelo PSF Jardim Fortaleza, Ivanete Marques Viana.

HIPERDIA – HiperDia é um programa desenvolvido pela Diretoria de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde que visa manter um cuidado especial com as pessoas que sofrem com a doença de hipertensão arterial ou popularmente conhecida como “pressão alta” e com o Diabetes.

Este programa é realizado em todas as unidades básicas de saúde de Cuiabá, onde a equipe de profissionais de Saúde se reúne mensalmente com os pacientes e realizam ações educativas e preventivas com palestras e atividades físicas, com o objetivo de acompanhar e monitorar a hipertensão e o diabetes nos pacientes assistidos pelo Hiperdia.

Cada unidade possui um cronograma com as datas e locais em que as reuniões são realizadas.