/ DIA DAS CRIANÇAS

11 de Outubro de 2014 11h26

“Anjos da Enfermagem” levam alegria e presentes às crianças no Pronto-Socorro

11/10/2014

DANIELE DANCHURA

Michel Alvim

Crianças internadas no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) receberam uma visita mais que especial na tarde desta sexta-feira (10), os Anjos da Enfermagem, em alusão ao Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro (domingo).

Além de ganharem brinquedos, doados pela primeira dama do município Virgínia Mendes, as crianças também receberam a alegria das brincadeiras e cantigas entoadas pelos quatro “anjos da enfermagem” que visitaram ao todo 16 crianças, sendo 11 na sala verde, quatro na sala amarela e um no Centro de Tratamento de Queimados.

Para Luíza Gabrieli da Silva, de seis anos, e sua mãe que a acompanha Vanusa Silva dos Santos, a visita dos “Anjos da Enfermagem” foi mais que especial. “Eu nem imaginava que eles viriam. Foi uma surpresa. Gostei muito mesmo. Olha que presente lindo eu ganhei”, falou Luíza mostrando sorridente a boneca que recebeu. “Foi uma surpresa bem bacana. E a gente também fica feliz, não esperava por essa”, completou a mãe Vanusa.

A coordenadora local dos Anjos da Enfermagem, enfermeira Maria Sônia da Silva Feitosa Oliveira, explicou que o projeto é ligado ao Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e que há 10 anos é realizado em Cuiabá por estudantes de Enfermagem. “Nosso público alvo são crianças com câncer, mas também atendemos crianças com outros tipos de patologia no Hospital Geral Universitário e na AACC, e aceitamos convites para outras visitações, como a de hoje”, contou.

O secretário municipal de Saúde, Werley Peres, lembrou que as crianças serão mais bem acomodadas no HPSMC depois que a reforma do 3º andar do hospital, onde será a ala pediátrica, ficar pronta. “Esperamos poder comemorar o Natal já na Ala Pediátrica, com todo espaço e suporte para as crianças pacientes e seus familiares e acompanhantes. Estamos trabalhando para isso”, concluiu Peres.

DIA DAS CRIANÇAS – Outras unidades de Saúde de Cuiabá também comemoraram o dia das crianças com a comunidade local. Uma dessas foi a Unidade de Saúde da Família (USF) Baú/Lixeira, que realizou o evento para cerca de 50 crianças na escola de arte circense Leite de Pedra. Além de assistir a uma apresentação da bailarina Hosana, as crianças ganharam picolés, refrigerantes, doces e bolo. 

A técnica em enfermagem e coordenadora da USF, Esmeraldina Santos da Silva, contou que este foi o quarto ano que realiza evento em comemoração ao Dia das Crianças, e que este é o segundo ano em parceria com o Circo Leite de Pedra. “Gosto muito de trabalhar com a comunidade, e quando encontramos parceria conseguimos unir ainda mais a comunidade, que acaba participando bastante”, concluiu.