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01 de Julho de 2011 17h16

ACCR contribui para desafogar Pronto-Socorro e melhorar atendimento

01/07/2011

Assessoria/SMS

O Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) comemorou hoje (01) o terceiro ano de implantação do Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR), procedimento que segue um protocolo internacional de identificação e classificação dos pacientes, dando prioridade aos casos mais graves. O evento organizado pela coordenação de Enfermagem reuniu médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais funcionários da instituição.

De acordo com a coordenadora de Enfermagem Jovelina Cardoso Tizot até 2008, o Pronto-Socorro atendia os pacientes espontâneos por ordem de chegada, o que gerava desorganização no fluxo de atendimento, baixa resolutividade no atendimento e sobrecarga da unidade. De janeiro a fevereiro daquele ano o Pronto-Atendimento de adultos chegou a atender 48.346 pessoas, uma média superior a 12 mil/mês. Já com o ACCR em vigor, no mesmo período de 2009 o número caiu para 30.078, uma média de 7.519 atendimentos.

Pelo ACCR, todas as pessoas que chegam à porta de entrada do PS, passam por uma consulta de enfermagem. Com base na situação/queixa dos pacientes o enfermeiro prioriza os que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. A prioridade da assistência médica e de enfermagem será feita categorizando os pacientes nos seguintes níveis:

Nível 1 - Emergência: será identificada pela cor Vermelha
Nível 2 - Urgência: será identificada pela cor Amarela
Nível 3 - Encaminhamentos rápidos: será identificada pela cor Verde
Nível 4 - Não Urgência: será identificada pela cor Azul
 

Apesar do HPSMC trabalhar sempre acima da sua capacidade, o ACCR tem contribuído em muito para aliviar a sobrecarga da unidade e garantir um melhor atendimento ao público. Das 3.303 classificações realizadas no mês de março deste ano, 51 foram identificadas com a cor vermelha (emergência), 714 com a cor amarela (urgência), 1.448 com a cor verde (menor urgência) e 1.090 foram classificadas com a cor azul, que identifica os casos de baixa complexidade, encaminhados para atendimento nas unidades básicas de saúde. Nesta última situação incluem-se 516 casos de retorno de pacientes do setor de ortopedia e 34 de pacientes do ambulatório do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ).

Para Jovelina Tizot, o motivo da comemoração do terceiro ano de implantação do ACCR é também a reafirmação da importância do papel exercido pelo profissional de enfermagem, principal responsável pelo acolhimento das pessoas que buscam os serviços públicos de saúde. “Acolher é humanizar. É cuidar das pessoas”, disse ela.