Saúde /

87% de crianças vacinadas contra paralisia infantil, meta é de 95%

08/09/2010

Ana Paula Soares-Assessoria-SMS

Conforme Boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nessa segunda etapa da campanha 87% das crianças de até um ano foram vacinadas contra a Paralisia Infantil. Na faixa de um a quatro anos o índice foi de 75%, de acordo com o numero de registro de crianças na capital. A meta esperada para essa campanha deverá, segundo a secretaria, ser de no mínimo 95% por regionais. A Campanha começou no dia 14 de agosto e segue por trinta dias.

Para assegurar o sucesso e alcançar a meta de imunização de 95%, conforme orientação do Ministério da Saúde, a coordenadora da Vigilância a Doenças e Agravos, Ivaneti Fortunato, explicou que além do apelo a comunidade, através de campanhas e propagandas para que pais e responsáveis encaminhem os filhos a Unidade de Saúde mais próxima para receber a segunda dose da vacina, outras ações extras estão sendo utilizadas.

“Mesmo com todo esse apelo na mídia para a importância da imunização das nossas crianças contra a paralisia infantil, estamos com algumas unidades com equipes percorrendo bairros, batendo de casa em casa e vacinando as crianças. Foi um recurso a mais que decidimos adotar em algumas regiões em que a participação popular estava deixando a desejar”, disse Ivoneti.

O secretário de saúde, Maurélio Ribeiro, disso que o sucesso da campanha depende da participação da sociedade. “Essa é uma campanha de imunização coletiva, que beneficia toda a sociedade. Quem tiver sobrinhos, filhos, afilhados, vizinhos ou conhecidos em idade de zero a cinco anos não custa alertar sobre a necessidade e a importância de vacinar todas as crianças”, destacou Maurélio.

Segundo a coordenadora, a Paralisia Infantil está erradicada no Brasil desde 1989, mas na Europa e Ásia ainda acontece registros da doença, como por exemplo, Moscou que registrou vários casos da doença esse ano.

Maiores Informações: