Saúde /

30 de Dezembro de 2010 15h24

13.277 imóveis foram visitados durante mutirão em Cuiabá

30/12/2010

Uiara Ribeiro-Assessoria SMS

O programa “Cuiabá: Todos contra Dengue” realizou na semana passada mutirão de combate ao mosquito (22 e 23/12) nas quatro regiões da cidade. Conforme boletim divulgado pela Vigilância a Saúde e Ambiente (Divisa) 13.277 imóveis foram visitados pelos agentes de endemia nos dois dias de ação.

Aproximadamente 12 bairros foram visitados, são eles: Dr Fábio, Praeiro, Campos Elizeos, Barbado, Grande Terceiro, Santa Marta, Ribeirão do Lipa, Colorado, Capão do Gama, Cohab Nova, Porto e Parque Cuiabá. Outros bairros menores que são localizados no entorno dos pontos estratégicos traçado pela Vigilância também foram contemplados.

Ainda de acordo com o boletim cerca de 2.020 depósitos foram tratados. “Além de eliminar e tratar os depósitos dos possíveis criadouros do mosquito, a população é orientada a manter limpa e fechada as caixas d’água, fazer a limpeza constante dos quintais e não deixar água acumulada em pneus e latinhas”, acrescentou o diretor da Divisa, Benedito Oscar Campos.

O secretário de Saúde Maurélio Ribeiro ressaltou a importância da união de esforços. “A união de forças do poder público e da população é fundamental nesta campanha”, reforçou Maurélio Ribeiro.
Dengue

Segundo o Ministério da Saúde, a Dengue é uma doença que afeta mais de 100 milhões de pessoas por ano mundo. No Brasil, é uma das que tem maior impacto na Saúde Pública. Cerca de 70% dos casos ocorrem de janeiro a maio.

Em Cuiabá, conforme o boletim referente a terceira semana de dezembro, o acumulado do ano de residentes na Capital são de 4.543 casos foram notificados com suspeita da doença na capital, 4.102 foram confirmados como dengue, sendo que 90 são considerados casos graves. Quatro óbitos foram confirmados, sendo moradores dos bairros Jd. Vitória, Dom Aquino, CPA II e Jd. Leblon.
Os bairros com maiores índices de proliferação do mosquito encontram-se no Pedra 90, Jardim Industriário, Nova Esperança e Santa Isabel.

Mais informações:
3617-7379.