Procuradoria Geral /

03 de Agosto de 2012 14h29

Fernando Biral fiscaliza obras na área da saúde, educação e do programa Poeira Zero

03/08/2012

Angela Jordão - Secom Cuiabá - (65) 3645-6054

O prefeito em exercício de Cuiabá, Fernando Biral – procurador geral do município –visitou na manhã desta sexta-feira (03-08) uma série de obras que estão sendo realizadas pela prefeitura da capital. O objetivo foi verificar o andamento das obras, entre creches e policlínicas, que serão entregues à população nos meses de setembro e outubro. Biral também fiscalizou a execução do programa Poeira Zero de alguns bairros.

A visita começou pela policlínica do CPA I, que está sendo totalmente reformada. Quando foi inaugurada, a nova policlínica será uma espécie de UPA (Unidade de Pronto Atendimento) padrão 2 (uma mini UPA), com capacidade para todo tipo de atendimento, inclusive na área de fisioterapia e pequenas cirurgias.

“Só não serão atendidos casos de cirurgias de alta complexidade, que aí serão encaminhadas aos hospitais. No mais, todos os tipos de atendimento estarão disponíveis a população desta região”, explicou o diretor de obras da Secretaria Municipal de Saúde, Valdomiro Antônio Filho. A previsão é que a obra esteja pronta no final do mês de setembro.

Na mesma região, Fernando Biral fiscalizou as obras da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Morada do Ouro, cuja previsão é inaugurar até dezembro. Na UPA, poderão ser realizadas inclusive grandes cirurgias. A construção da UPA é uma parceria com o governo federal, que além dos recursos, fornece todo o projeto físico. Em todo Brasil, as UPAs seguem um projeto padrão.

Com a inauguração das duas unidades – policlínica e a UPA – a região da grande Morada da Serra terá um atendimento completo na área da saúde.

Ainda na região da Morada da Serra, a visita se estendeu para a Escola Municipal 12 de Outubro, que está sendo totalmente reformada, inclusive a parte elétrica e um novo telhado.

Fernando Biral também fiscalizou a duplicação da Avenida Antarctica, cujas obras neste momento estão centradas na parte de drenagem das águas pluviais. Toda a obra está avaliada em R$ 5.056.500,00 milhões.

Na região do Coxipó, foram visitadas a reforma da creche Manoelino de Jesus, localizada no bairro Paschoal Ramos. Quando retornarem para o atendimento na creche, as crianças da região encontraram uma nova unidade, com tudo novo, desde o pavimento até o telhado.

 

“Resolver ver de perto o andamento destes projetos, porque são obras muito importantes para Cuiabá, que o prefeito Francisco Galindo está realizando. Ele conseguirá entregar inúmeras obras até o final deste ano. Isto é resultado de uma gestão séria, responsável e comprometida com a população da nossa capital”,

Poeira Zero

Bairros onde estão sendo executadas obras do programa Poeira Zero também foram visitados pelo prefeito em exercício. No Jardim Itamaraty, 95% das obras já foram executadas. Todas as ruas do bairro foram asfaltadas faltando apenas finalizar a área de canalização e sarjetas. Lançado no Jardim Itamaraty há apenas três meses, o Poeira Zero do bairro estará pronto em um prazo de 20 dias.

Os moradores do bairro não escondem a felicidade. “Nossa vida mudou. Antes era pura poeira e quando choviam, era pura lama. Nem parece verdade que temos asfalto. Minha mulher e eu acordamos a noite com medo de que o asfalto não esteja na nossa porta, que tenha sido tirado ou que estávamos sonhando, tamanha nossa alegria”, disse o comerciante Bento Soares Professor, morador do Jardim Itamaraty há 24 anos.

Fernando Biral também chegou a execução do Poeira Zero nos bairros Parque Ohara e no Paschoal Ramos.