/ kit´s para irrigação

22 de Maio de 2017 16h58

Prefeitura de Cuiabá recebe kit´s de irrigação para melhorar a pequena lavoura

22/05/2017

ADÃO DE OLIVEIRA

Marcos Vergueiro

 

A Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá recebeu nessa segunda-feira (2) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) 70 kit´s de irrigação familiar, usando o sistema de gotejamento, ou seja, a água é levada até as plantações. O ato de entrega foi na sede da Superintendência do Ministério da Agricultura em Várzea Grande e também contou com a presença do ministro interino da área, Eumar Novack.

A entrega dos kit´s de irrigação faz parte do programa estratégico no Ministério da Agricultura, que é o de valorizar a pequena lavoura buscando tecnicificar e preparar melhor o setor. “No total foram entregues 70  kit´s de irrigação familiar, que irão ser distribuídos à pequena produção da nossa baixada cuiabana”, disse o secretario de Trabalho Vinícius Hugueney. Ele destacou que o equipamento chega em boa hora, quando os trabalhadores rurais precisam de incremento para melhorar a sua produção. Também participou do ato de entrega dos Kit´s o vice-prefeito Niuan Ribeiro, que destacou a importância dos equipamentos para desenvolver a agricultura familiar.

O ministro interino destacou os avanços que a agricultura familiar pode alcançar com a inovação tecnológia, com aumento da produção, crescimento do setor em qualidade e acima de tudo, melhoria da qualidade de vida do cidadão trabalhador rural e toda a sua família. “Nunca a agricultura familiar foi tão prestigiada, como nessa gestão do ministro Blairo Maggi”, disse Eumar Novack justificando a ausência dele, que está em viagem ao exterior. De tecnologia israelense, o Kit de irrigação familiar está presente no Brasil e no mundo por causa da sua modernidade. O sistema conseguiu aumentar a produção de alimentos em países da África e na  India. “Queremos com isso gerar mais renda na economia brasileira, por meio deste setor que é importante para a economia, mas que estava esquecido”, disse o ministro interino, que ocupa o cargo de secretário executivo do MAPA.

Segundo o secretario, a partir do recebimento do Kit cada família será assistida por técnicos da prefeitura de forma acompanhar o desenvolvimento do projeto, cuja missão é irrigar área de até 500 m2 em cada terreno. A meta é alcançar resultado de até 30% de aumento da produção. “Cada família vai nos dar o feedback de como está a sua produção de forma a melhorar cada vez mais o que se planta”, disse o secretario.

Em Cuiabá, um dos critérios para seleção das famílias é que os pequenos produtores façam parte do “Projeto Nacional de Alimentação Estadual” (PNAE), que consiste na venda e entrega de alimentos saudáveis para os municípios.

Em Cuiabá, o projeto de irrigação via sistema de gotejamento foi elaborado por técnicos da  Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico. “Já estamos trabalhando na escolha das famílias de pequenos produtores que serão beneficiadas, já no mês que vem vamos repassar os Kit´s”, concluiu o secretário.