Planejamento /

02 de Agosto de 2010 17h36

Secretário de Planejamento participa de discussão do Orçamento Participativo

02/08/2010

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

O secretário Municipal de Planejamento, Lamartine Godoy, discutiu hoje (02-08), na sede da Governança Integrada, no bairro Dom Aquino, juntamente com lideranças comunitárias e representantes de outras secretarias municipais, os mecanismos capazes de solucionar as demandas mais prioritárias da Capital, via Orçamento Participativo. Essa foi a primeira das oito reuniões agendadas para os próximos dias, informou Lamartine. Até agora, 264 demandas já foram levantadas nas comunidades, em diversas áreas.

"Cada Regional possui representantes no Conselho do Orçamento Participativo. Nosso objetivo é ouvi-los, saber o que se passa nos bairros em termos de demandas, e buscar as soluções necessárias. A cada reunião são expostas as reivindicações das comunidades, que devem se preocupar com o processo de gestão local, auxiliando no trabalho pelo bem-estar coletivo”, acentuou. Ele acrescentou que “se a comunidade não participa nem reivindica, fica difícil para os secretários adivinhar quais são as principais carências dos bairros. Daí a importância de que os representantes comunitários somem conosco no sentido de minimizar suas demandas", acrescentou.

Lamartine ainda garantiu que nenhuma comunidade ficará sem respostas às demandas apresentadas: "O importante é que estamos evoluindo; mas isto não acontece da noite para o dia", alertou.

Conforme o secretário adjunto Moisés Martins (Cultura), estabelecer um parâmetro de trabalho conjunto é essencial para solucionar as demandas regionais inseridas no Orçamento Participativo. "São inúmeras, sabemos, mas é preciso ver quais são as prioritárias, de maior necessidade, condizentes, em termos de aplicação e viabilidade, com os recursos disponíveis. A criação do Conselho do Orçamento Participativo foi de fato providencial, pois permite acionar os representantes das comunidades e estabelecer maior diálogo com o Poder Público", concluiu.