Planejamento / ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

26 de Julho de 2017 11h46

Prefeitura reúne moradores, lideranças e entidades para debater PPA e LOA

26/07/2017

ADÃO DE OLIVEIRA

Marcos Vergueiro

Cerca de 200 pessoas, entre moradores, vereadores, representante da Defensoria Pública, líderes comunitários e secretários municipais, participaram da primeira audiência pública para discutir o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2018, nesta terça-feira, 25, na Escola Alina Tocantis, no bairro Cidade Alta.

As discussões abrangendo a regional Oeste, que concentra 63 bairros, apontaram os principais anseios da comunidade local, que deverão constar no PPA e na LOA. O secretário Municipal de Governo, Carlos Roberto da Costa, lembrou que a meta da gestão é priorizar nas peças orçamentárias as indicações das comunidades. “Vamos definir os setores de investimentos, o cobertor é curto, mas nós vamos atender a todos”, destacou o secretário.

Ele lembrou a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro em voltar a ouvir a comunidade para formulação de políticas públicas. “O nosso objetivo é trazer a comunidade para o debate para construirmos projetos com participação popular”, disse o secretário-adjunto de Planejamento, João Henrique Paiva.

Paiva destacou que são vários os aspectos que abrangem o PPA, um deles contempla os objetivos a longo prazo. Quanto à construção da LOA, a dinâmica da elaboração está na coleta de sugestão, ouvindo a população. “A ideia é avaliar todas as propostas e compilarmos dentro de uma gestão humanizada sempre buscando a participação popular”, pontua o secretário-adjunto.

Melhorias na infraestrutura, investimentos na educação com a construção de unidades escolares, quadra coberta, posto de saúde, centro comunitário, mini estádio e um centro de conivência para idosos da região foram as principais reivindicações da comunidade. “Vamos priorizar porque nos outros anos não tivemos esse momento de ouvir a comunidade para definir investimento e agora nós temos e vamos cobrar”, disse Paulo Cezar Gatão, presidente da Associação de Moradores do bairro Cidade Alta.

O presidente da Associação de Moradores do Residencial Sucuri, Elizeu de Lara Hurtado Filho, a Prefeitura deve priorizar os locais que não têm lazer e infraestrutura. “Nossos lotes não têm títulos, o que também estamos reivindicando para o nosso residencial construído há 13 anos”, disse o comunitário, acrescentando que acredita nestas novas audiências do PPA e da LOA.

Para o comunitário Ibiapina Pereira, do bairro Santa Izabel, a saúde é o quadro mais grave da região. “Os títulos de lotes definitivos representam uma velha reinvindicação de toda comunidade, mas o que queremos ver é a UPA do Verdão inaugurada,” disse a liderança.

A defensora pública Suzana Monteiro pontuou a necessidade do cidadão participar para cobrar melhores investimentos na sua comunidade. Na opinião dela, todo o cidadão que participa dessas discussões estará exercitando a sua cidadania. “Eu entendo de extrema relevância essa audiência pública, como defensoria. Temos que trazer as reivindicações de nossos assistidos de Cuiabá”, acrescentou.

O PPA deve ser entregue à Câmara de Vereadores até o fim de agosto e a LOA até setembro.

Veja o local das próximas audiências para debater PPA e LOA:

REGIONAL LESTE

Data: Quinta-feira, 27 de julho

Horário: 19h

Local: Igreja Shekinah, bairro Dr. Fábio II

REGIONAL SUL

Data: Terça-feira, 01 de agosto

Horário: 19h

Local: União Coxipoense de Associações de Moradores, Rua Pau Brasil, 23 – Jardim das Palmeiras

REGIÃO NORTE

Data: Quinta-feira, 03 de agosto

Horário: 19h

Local: Centro Comunitário, bairro CPA II