/

19 de Dezembro de 2013 17h38

Licitação para instalação de radares em Cuiabá será realizada em fevereiro

19/12/2013

Carol Sanford

A Prefeitura de Cuiabá marcou a data para a realização do certame que irá definir a empresa responsável pela instalação de radares e câmeras de monitoramento de trânsito. A licitação para registro de preços será feita no dia 3 de fevereiro de 2014, às 9 horas, no Palácio Alencastro.

O edital da licitação com todas as informações sobre a instalação dos equipamentos estará disponível no portal da prefeitura a partir desta sexta-feira (20).

A previsão orçamentária é de R$ 42,8 milhões para a instalação de 44 lombadas eletrônicas, 44 radares fixos, 55 detectores de avanço semafórico, 30 câmeras de monitoramento, uma unidade móvel de monitoramento, dois radares móveis, dois painéis de mensagens variáveis, 30 talonários eletrônicos de infração, um sistema de apoio a JARI e uma Central de Inteligência de Controle de Trânsito.

Conforme a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano, o objetivo principal é concentrar, em uma única visão multifacetada do trânsito, todos os dados captados pelos equipamentos eletrônicos registradores de infrações e câmeras de monitoramento, instalados nas vias.

Essa visão deverá subsidiar as decisões dos gestores do órgão com informações relevantes trazidas através da análise das diversas camadas em cada cenário. O sistema irá operar como um todo, coletando os dados estatísticos de passagens de veículos e ocorrências detectados e registrados pelos equipamentos em campo e transmitindo-os para o Centro de Inteligência de Controle de Trânsito.

Estudo feito pela Secretaria apontou que as Avenidas Fernando Correa da Costa, Miguel Sutil e Historiador Rubens de Mendonça são as responsáveis pela maior parte dos acidentes de trânsito, motivados pelo excesso de velocidade, imprudência e por serem locais com grande quantidade de pessoas.

A seguir as vias onde serão instalados os equipamentos de controle e monitoramento de trânsito:

Lombada eletrônica: Avenidas Historiador Rubens de Mendonça, Beira Rio, Dante de Oliveira, Gonçalo Antunes de Barros, República do Líbano, General Melo, Lavapés, das Torres;

Radar fixo: Avenidas Fernando Correa da Costa, Carmindo de Campos, Beira Rio, Historiador Rubens de Mendonça, Miguel Sutil, Dante de Oliveira, Archimedes Pereira Lima, das Torres, República do Líbano;

Avanço de semáforo: Avenidas Fernando Correa da Costa, Historiador Rubens de Mendonça, Miguel Sutil, República do Líbano, Isaac Póvoas, Getúlio Vargas, Mato Grosso, XV de Novembro, Carmindo de Campos, Tenente Cel. Duarte.