/

08 de Outubro de 2010 11h00

TRE-MT apóia proposta da Seminfe para doação do lixo eleitoral

08/10/2010

Lino Pinheiro - Assessoria/Seminfe

O Secretario Municipal de Infraestrutura, Euclides Santos, reuniu-se nesta quarta-feira (06-10) com o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso – TRE-MT, desembargador Rui Ramos Ribeiro, parabenizando-o pelo brilhante trabalho realizado à frente da instituição. Na oportunidade, o Secretario apresentou sugestão para o reaproveitamento do lixo eleitoral, sobra de santinhos e panfletos, espalhados pela cidade.

No documento Euclides Santos sugeriu a celebração de um termo de compromisso com os partidos políticos e coligações, para que façam a doação desse material às cooperativas de reciclagem existentes em Cuiabá. 

A legislação eleitoral permite que os candidatos distribuam santinhos aos eleitores até a véspera das eleições. Contudo, muitos candidatos preferem jogar os materiais de propaganda eleitoral em frente e no entorno dos locais de votação, o que provoca sujeira nos locais públicos, entope bocas de lobo e causa problemas de saúde pública, sem se falar no esforço concentrado adicional que a Prefeitura tem que fazer para efetuar a limpeza.

Segundo o Secretario Euclides Santos, no primeiro turno das eleições de 2010, além de sujar todo o quarteirão dos 166 locais de votação em Cuiabá, muitos dos 344 candidatos também jogaram resto de material de propaganda em pontos de ônibus.

Euclides Santos informou que entre santinhos, cartazes, folders e jornais de campanha, a Prefeitura de Cuiabá recolheu quase sete toneladas de lixo.

O Presidente do Tribunal Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos Ribeiro, elogiou a proposta do Secretario Euclides Santos e afirmou que vai adotar a medida já neste segundo turno das eleições de 2010. 

 

 

Lino Pinheiro - Assessoria de Comunicação.

3313-3051 - ramal 217 / 8451-5496

E-mail: seminfe@cuiaba.mt.gov.br