/

09 de Novembro de 2010 13h45

Prefeitura firma parcerias para reestruturação da Usina de Compostagem de Lixo

09/11/2010

Angela Jordão/PMC

O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, visitou nesta terça-feira (09-11) as instalações da Usina de Compostagem de Lixo da Capital. O objetivo da visita foi verificar a estrutura da Usina, que passará por uma ampla reformulação, a ser feita por meio de parcerias com empresas da iniciativa privada.

Na Usina de Compostagem é realizado o trabalho de seleção e coleta do lixo reciclável. Cuiabá produz diariamente, 500 toneladas de lixo, total encaminhado para o local onde funciona a Usina e o Aterro Sanitário. Mas, somente uma parte do lixo produzido diariamente está passando pelo processo de seleção, devido a baixa capacidade da Usina. A Usina precisa de reparos em seus equipamentos para funcionar com capacidade total.

No local estão instaladas cinco esteiras e duas groas (garfos) coletadoras. Mas somente duas esteiras estão funcionando e as groas necessitam de reparos. Com isso, somente de 100 a120 toneladas de lixo passam pelo processo de seleção. Com a reforma e reestruturação do local e dos equipamentos, será possível chegar a 200 toneladas por dias de lixo que passam pelo processo seletivo e conseqüente reciclagem. Já o restante do material que não é utilizado, além d lixo orgânico são levados para o aterro sanitário.

A Prefeitura de Cuiabá buscou parceiros para realizar o projeto de reestruturação. A Construtora Ginco disponibilizará recursos no valor de R$ 150 mil e a Tornearia Ribeiro fornecerá a mão-de-obra e a tecnologia necessária para a reforma das esteiras e das groas.

“É um projeto que vai ao encontro dos ideais da Ginco, de preservação ambiental. Um projeto de extrema importância, que visa diminuir o volume de material depositado no aterro sanitário. O cuidado com o lixo é algo que deve ser feito agora, caso contrário é um problema que só vai aumentar”, declarou o diretor da Construtora Ginco, Júlio Cesar de Almeida Braz.

“Cuiabá está apenas dando o pontapé inicial para uma série de ações que visem melhorar a coleta e o tratamento do lixo em Cuiabá, e do meio ambiente como um todo, que é uma questão fundamental. É triste constatar que, em pleno ano de 2010, um prefeito ainda tenha que estar discutindo essa questão do lixo”, ressaltou o prefeito, enfocando que o assunto é um dos grandes problemas dentro da área ambiental enfrentados pela humanidade.

Além dos ganhos ambientais, a reestrutura da Usina de Compostagem de Lixo de Cuiabá também irá beneficiar as 140 famílias que trabalham no local,  selecionando o material. As famílias, que trabalham em forma de Cooperativa (Copmar) não só irão ter condições de aumentar sua produtividade e, consequentemente, sua renda, como também receberão total assistência da Prefeitura, por meio da Secretaria de Ação Social e Desenvolvimento Humano. A secretária da pasta, Julieta Domingues estava acompanhou o prefeito na visita à Usina.

“A reestruturação da Usina significa qualidade de vida para as famílias que vivem da coleta feita aqui. Eles fazem um trabalho muito importante para o município, a sociedade e para a preservação do meio ambiente. Devem ser muito valorizados e se orgulharem do seu trabalho”, destacou Chico Galindo.

Na visita,  o prefeito estava acompanhado pelo juiz da Vara do Meio Ambiente de Cuiabá, José Zuquim Nogueira, e de vários secretários municipais:  Lécio Monteiro (Meio Ambiente), Julieta Domingues (Ação Social), Antônio Carlos Ventura (Sanecap), Silvio Fidélis (IPDU), Paulo Borges (Infraestrutura), Karla Regina Lavratti (Planejamento), Flávio Garcia (Comunicação), Edivá Alves (SMTU), Permínio Pinto (Educação), além de técnicos e engenheiros da Sanecap e Secretaria de Infraestrutura.