Obras Públicas / HUMANIZAÇÃO

23 de Agosto de 2017 18h38

Prefeito em exercício vistoria obras de requalificação do CRAS do bairro Jardim União

23/08/2017

RAFAELA GOMES CAEATANO

Luiz Alves

O prefeito em exercício, Niuan Ribeiro, vistoriou as obras de requalificação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Jardim União, na manhã desta quarta-feira (23). Ao lado do vereador Misael Galvão e dos secretários municipais de Obras e Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Vanderlúcio Rodrigues e Wilton Coelho – respectivamente, o gestor avaliou os avanços da reforma e ponderou a importância crucial da unidade na região.

“O prefeito Emanuel Pinheiro dimensiona o grande valor que os CRAS possuem para todos aqueles que, de alguma forma, necessitam dos serviços ofertados pela pasta municipal de Assistência Social. Com profissionais sensíveis e capacitados para realizar o encaminhamento do contribuinte, lhe mostrando os caminhos para o acesso aos programas feitos em parceria com o governo estadual e federal, estas unidades fazem a ponte entre a população mais carente e o acesso ao assistencialismo municipal. É considerando estas premissas que mais outros três centros estão em fase de transformação, nos bairros Colorado, Pedregal e São João Del Rei. A Prefeitura está investindo na qualidade de vida da nossa população em diversos desdobramentos, simultaneamente”, afirmou.

Para o secretário municipal de Assistência Social, Wilton Coelho, o bom andamento das obras é reflexo do compromisso da gestão em tirar do papel alguns sonhos comunitários antigos. De acordo com o gestor, o aprimoramento do atendimento das comunidades é a grande motivação para que haja presteza quanto ao término das obras.

“Estamos tratando essas unidades como uma das nossas prioridades, pois sabemos que os centros de referência possuem alcance altíssimo nas regiões onde estão instalados. É através deles que o contribuinte recebe todo o aparato para efetivar seu Cadastro Único, estando apto a se tornar um beneficiado de programas como o Bolsa Família. Por meio destes espaços, imigrantes estrangeiros também podem receber o atendimento apropriado no instante à sua chegada na Capital, sendo encaminhados da forma correta para garantir sua segurança neste período de difícil adaptação e transição. Indo mais além, os CRAS contemplam diretamente pessoas em situação de vulnerabilidade social, que precisam de um ponto adequado e bem organizado para lhes oferecer o conforto necessário”, revelou.

Com 60% das obras conclusas, o CRAS Jd. União contempla mais de 300 m² de área construída, contando também com uma equipe de 18 profissionais – entre operários, técnicos e engenheiro – operando constantemente no espaço. Para o presidente do bairro, Jânio Flávio Amorim, a requalificação da obra solidifica a premissa da humanização, aplicada pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

“Não apenas a nossa região, mas muitas outras comunidades alocadas nos arredores serão beneficiadas pela nova estrutura do centro de referência. Como bem pontuou o secretário Wilton, mais de 15 mil pessoas serão diretamente contempladas pelos serviços desta unidade, que encontrarão aqui o conforto e a assistência necessária, em uma estrutura física de grande qualidade. A humanização é percebida na pela quando passamos por aqui e acompanhamos o andamento dos trabalhos, com a certeza de que os moradores da região do Jardim União estão sendo olhados como o mesmo respeito e sensibilidade que tantos outros bairros”, concluiu.

Outras visitas

A manhã de vistorias foi marcada também pelo acompanhamento do prefeito interino nas obras de pavimentação desta região, bem como do bairro Jardim Florianópolis. Visando sinalizar as atuais dificuldades da comunidade do Serra Dourada, Niuan Ribeiro também realizou uma visita in loco e se comprometeu a prover soluções que tragam alívio para os contribuintes locais.

“Assim como avaliamos a qualidade dos asfaltos do Jardim União e Florianópolis, fomos diagnosticar as necessidades latentes da região do Serra Dourada. Identificamos que a iluminação precária é uma preocupação real, bem como a falta de asfalto na principal via, dificultando o acesso do transporte coletivo. Com as devidas avaliações feitas pelo nosso secretário Vanderlúcio, solucionaremos estes primeiros impasses, para propiciar uma melhora rápida, ainda que seja relativamente pequena”, concluiu.