Obras Públicas /

17 de Junho de 2013 10h35

Pontes de concreto na zona rural ficarão prontas até julho

17/06/2013

Carol Sanford

Dez pontes de madeira na estrada do distrito rural do Raizama, em Cuiabá, estão sendo substituídas por pontes de concreto e devem ficar prontas até meados de julho. Cinco delas já estão em processo de conclusão. A substituição das pontes faz parte do programa Novos Caminhos da Prefeitura de Cuiabá.

Conforme o secretário de Obras Públicas, Marcelo Oliveira, as pontes serão entregues com a sinalização adequada e com a duplicação das estradas, que receberão ainda o serviço de patrolamento.

“Estamos duplicando as estradas vicinais deste distrito, que permitiam apenas a passagem de um veículo por vez e, como aqui passam muitas carretas, causavam vários transtornos. Agora as carretas poderão passar sem problemas, tanto pela estrada, quanto pelas pontes”, disse ele.

A substituição pelas pontes de concreto vai facilitar o escoamento da produção da região. Outra vantagem é a durabilidade das pontes de concreto, que resistem até 30 anos, enquanto as de madeira precisavam passar por manutenção todos os anos.

A economia também está sendo levada em conta na construção das pontes, com o reaproveitamento de madeira. “Uma ponte comum de 12 metros, com estrutura metálica custa em torno de R$ 290 mil. As que estamos executando, reaproveitando a madeira das pontes antigas, custam R$ 45 mil e a durabilidade é a mesma”, contou Marcelo Oliveira.

O secretário explicou que a madeira é reaproveitada para servir de caixote da estrutura de concreto, depois ela recebe uma camada de impermeabilizante e, em seguida, é feito o aterro para que fique da mesma altura da estrada. Para evitar alagamentos na região, também estão sendo feitas vazantes para o rio.

O programa Novos Caminhos vai substituir, nos próximos dois anos, 150 pontes de madeira por pontes de concreto nas regiões rural e urbana da Capital.