/

05 de Março de 2012 12h54

Limpeza de bolsões de lixo está no roteiro da infraestrutura no combate à Dengue

05/03/2012

Paula Miranda-Seminfe-3313.3051/3052/3053

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfe) dará continuidade, nesta semana, à programação de serviços de limpeza de bolsões de lixo. As ações de limpeza fazem parte da Campanha Cuiabá Sem Dengue, realizada pela prefeitura de Cuiabá, através da parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Infraestrutura (Seminfe) e Meio Ambiente (Smaaf).

Segundo informações do diretor de Serviços Urbanos da Seminfe, Leonardo de Oliveira, o objetivo da Infraestrutura e da Saúde é percorrer 45 bairros nos próximos 90 dias. Até agora, a equipe visitou os bairros Pedra 90, Planalto, Cidade Alta, CPA III, Itamarati, Sol Nascente e continua o trabalho em Santa Isabel.

Estrutura

As equipes da Diretoria de Serviços Urbanos da Secretaria Municipal de Infraestrutura estão realizando serviços emergenciais de limpeza nas quatro regiões administrativas de Cuiabá. O diretor Leonardo de Oliveira explica que, para limpeza de terrenos baldios e bolsões de lixo, quatro patrulhas formadas por uma pá-carregadeira e três caminhões trucados cada uma, percorrem os bairros. Cada regional (Sul, Leste, Oeste e Norte) da capital, tem uma equipe formada por 15 homens e dois caminhões toco para agilizar a limpeza.

Além desse trabalho, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura fazem o acompanhamento dos agentes municipais de saúde de casa em casa. Após a entrada dos agentes para verificação da existência de focos de dengue, a Infraestrutura colabora retirando pneus, latas, garrafas e entulho dos terrenos.

Todos os bairros já atendidos e que estão no roteiro para visitas foram avaliados a partir de um diagnóstico prévio feito pela Secretaria Municipal de Saúde em relação às áreas mais críticas da cidade, diante dos riscos de proliferação das larvas do mosquito da dengue. 

O secretário de Infraestrutura de Cuiabá, Lécio Monteiro, ressalta que o trabalho conjunto das secretarias é essencial para agilidade das ações destinadas à qualidade de vida da comunidade.  

Além da colaboração na campanha contra a dengue, a Infraestrutura define os locais e organiza equipes para a realização dos serviços em todos os bairros da capital todos os dias. Os locais que receberão as equipes podem mudar conforme a ocorrência de serviços emergenciais diante das chuvas.