/

01 de Dezembro de 2010 18h07

Galindo: Coleta de lixo será resolvida em poucos dias

01/12/2010

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, deixou transparecer hoje (01-12) na entrevista concedida à Rádio Cultura, que a coleta emergencial do lixo é apenas emergencial, pois a solução definitiva foi tratada pela Prefeitura e pode ser concebida muito antes do que a população estima. "Entendo quando você (radialista William Gomes) fala sobre a questão precária da coleta do lixo. Entendo isso como algo que não pode acontecer. A Prefeitura tem que fazer uma coleta coerente. É o mí­nimo que o Municí­pio pode dar de contrapartida aqueles que contribuem com seus encargos, cumprem seus deveres de cidadãos".

Galindo recorda que houve um impasse com a antiga empresa responsável pela coleta (Qualix), "processo realmente traumático, com serviços não condizentes com o esperado, caos completo nesse serviço.  Fomos obrigados a fazer um contrato emergencial com outra empresa (Delta). Mas o processo licitatório para a solução definitiva já está andando. Espero que uma boa empresa seja a vencedora. Estamos também adquirindo caminhões para iniciar o processo seletivo da coleta. Não tenho dúvidas que vamos corrigir a coleta de lixo em Cuiabá, tornando-a decente para que nunca mais se discuta sobre isso na cidade".

Chico Galindo também anunciou que serão disponibilizadas caçambas (caminhões basculantes) nas feiras livres, para auxiliar na coleta de lixo desse tipo de evento. "Os feirantes devem colaborar, colocar dentro da caçamba todo o lixo resultante dessas feiras. As caçambas vão ajudar muito, com certeza, além dos caminhões específicos atuantes nos demais polos da Capital. Coleta de lixo, tapa buraco e coisas assim precisam ser de primeira qualidade, juntamente com educação, saúde e outros segmentos prioritários da sociedade". concluiu.