Obras Públicas /

23 de Março de 2012 14h26

Galindo anuncia obras para a região do Coxipó em posse de presidentes de bairros

23/03/2012

Euziany Teodoro-Secom Cuiabá-3645-6054/3645-6459

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo (PTB) anunciou, na quinta-feira (22), o pacote de obras previsto para a região sul da capital (região do Coxipó). O anúncio ocorreu durante a diplomação e posse dos 68 presidentes de bairros eleitos em 27 de novembro do ano passado, para a gestão dos bairros cadastrados na União Coxipoense de Associações de Moradores (UCAM).

Entre as obras, que incluem vários setores da administração, como saúde, infraestrutura, educação e esportes, Chico Galindo destacou as ações do Programa “Poeira Zero”. Trata-se de obras de patrolamento e pavimentação nas principais vias do Coxipó. De acordo com o prefeito, dez bairros da região sul serão contemplados ainda em 2012, os demais receberão as obras entre os anos de 2013 e 2014.

“A licitação para a compra de máquinas e contratação de pessoal já está aberta. Em abril ainda teremos muita chuva, mas a ordem de serviço já será dada”, informou Galindo. As obras de todos os outros bairros da capital serão licitadas até o final de junho, ainda segundo o prefeito.

O presidente da UCAM, José Maurício Pereira, destacou a preocupação de Galindo em apresentar, pessoalmente, o cronograma das obras. “Temos uma gestão que se preocupa com o que o povo pensa. Estamos trabalhando junto com o prefeito. Debatendo, discutindo os problemas e, inclusive, participando de muitas decisões sobre a nossa região”, afirmou.

O secretário de Comunicação de Cuiabá, Carlos Brito, é um dos fundadores da UCAM, que completa 30 anos em 2012. Como presidente do bairro Parque Cuiabá, no início de sua carreira política, pode conhecer os problemas da região. “Os presidentes de bairro fizeram o Coxipó que existe hoje. O prefeito está trazendo boas notícias que vão melhorar ainda mais as condições de vida das pessoas daqui. O mais importante é usar o desenvolvimento econômico para trazer o desenvolvimento social”, destacou.

Infraestrutura

Além da pavimentação de ruas prevista pelo Programa Poeira Zero, Chico Galindo também anunciou a substituição de nove pontes de madeira para pontes de concreto. Do total de nove pontes de madeira existentes na região sul, metade delas estará pronta ainda em 2012. As licitações serão lançadas no próximo dia 30.

Assistência Social

Estão previstas reformas em várias unidades de assistência social na região, como creches, Centros Comunitários e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). No total, 31 reformas serão feitas com recursos da Prefeitura de Cuiabá.

Saúde

No setor da saúde também estão previstas reformas nas unidades de atendimento, como Postos de Saúde da Família (PSF’s), unidades básicas de saúde (postos), policlínicas do Coxipó e Pedra 90 e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s). no total, são 16 intervenções previstas para o setor.

Esportes

O projeto mais esperado já está em andamento, com a limpeza do terreno de sete mil metros quadrados, no bairro Jardim Passaredo, também na Regional Sul. Uma grande área de lazer será construída no local, com ginásio poliesportivo, quadra de vôlei de areia, pista de skate, além de pontos comerciais para fomentar a economia no local.

Com a finalização da limpeza do terreno, as obras já deverão ser lançadas no início de abril.

Além do prefeito Francisco Galindo e do secretário de Comunicação, Carlos Brito, também prestigiaram a posse dos presidentes de bairros o secretário de Saúde, Lamartine Godoy; de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Dilemário Alencar; de Educação, Permínio Pinto; os vereadores por Cuiabá, Adevair Cabral (PDT), Misael Galvão (PR) e Hermes da Silva Filho, o Carioca (PDT).