Obras Públicas / INFRAESTRUTURA E INCLUSÃO

21 de Abril de 2018 12h32

Emanuel entrega pavimentação e assegura iluminação completa da Av. DR. Hélio Ponce de Arruda

21/04/2018

BRUNO VICENTE

Gustavo Duarte

Arquivo

Uma obra que representa não apenas a ligação entre grandes vias, mas também a aproximação das comunidades mais carentes de outros importantes pontos da cidade. Esse foi o sentimento que marcou a solenidade de inauguração da pavimentação da Avenida Dr. Hélio Ponce de Arruda, ocorrida nessa sexta-feira (20). A via, que dá acesso tanto a Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA) quanto a Rodovial Emanuel Pinheiro (MT-251), recebeu da Prefeitura de Cuiabá cerca de 1 km de asfaltamento, meio-fio e calçada. Além disso, até junho deste ano, a avenida terá toda sua extensão iluminada. 

Investindo o montante aproximado de R$ 700 mil, o Município conseguiu reestruturar a avenida que antes era tomada pela poeira, no tempo de seca, e tronava-se um grande atoleiro, durante o período chuvoso. A entrega da obra, é resultado de uma soma de esforços, entre as secretarias municipais de Obras Públicas e Serviços Urbanos, para cumprir com um dos primeiros compromissos firmados pelo prefeito Emanuel Pinheiro com os moradores do Jardim União, Jardim Vitória, Silvanópolis, e pelo menos outros cinco bairros situados no entorno da via. 

“Parabenizo o vereador Marcrean Santos, que foi o primeiro a ir em meu gabinete e pedir para que fizéssemos essa obra, integrando o município e unindo essa região com o centro da Capital. Costumo dizer que sou o prefeito de toda a cidade, mas minha prioridade estará sempre voltada à população mais necessitada. Por isso, estamos fazendo uma gestão próxima do povo, aberta para ouvir todas reivindicações, e disposta a atender com aquilo que o poder público pode oferecer de melhor. Essa pavimentação representa, além de mais celeridade no trânsito, dignidade, respeito e, acima de tudo, faz com que o cidadão tenha orgulho do bairro em que vive”, comentou o prefeito Emanuel Pinheiro.  

A Avenida Dr. Hélio Ponce de Arruda é considerada uma importante rota de acesso ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e outras instituições do Centro Político Administrativo. Além disso, Por conta da obra de construção da trincheira na Rodovia Arquiteto Helder Cândia (Estrada da Guia/MT-010), a via tornou-se uma nova opção de trajeto para os mais de 20 mil moradores da região. Durante a execução dos trabalhos, a Prefeitura contou ainda com a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), que realizou os serviços de terraplanagem e estabilização da base e sub-base.

“Desde o início da gestão, o prefeito Emanuel Pinheiro sempre nos cobrou para que conseguíssemos fazer essas pequenas obras que geram grandes impactos positivos na vida do cidadão cuiabano. Graças ao empenho entre as secretarias de Obras e Serviços Urbanos estamos transformando mais um compromisso assumido em um benefício para a população e, ao mesmo tempo, demonstrando que nossa gestão está preparada para enfrentar todos os desafios que a cidade apresenta”, argumentou o secretário municipal de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues. 

O vereador Marcrean Santos lembrou que, desde 2009, vinha acompanhado de perto toda dificuldade enfrentada pelas comunidades por conta da falta de pavimentação da via. Em seu discuso, o parlamentar destacou outros diversos benefício como regularização fundiária, ações de infraestrutura, e serviços de fornecimento de energia elétrica e água que os bairros mais carentes têm conquistados por meio de um trabalho em parceria entre o Executivo e Legislativo municipal. 

“Esse é um momento de extrema satisfação para todos nós, principalmente para os moradores das maravilhosas comunidades dessa região. Viemos para cá com o objetivo de ajudar essa população sofrida. Aproveito esse momento para dar os parabéns ao prefeito Emanuel Pinheiro pela grande gestão que vem fazendo. Cuiabá completa 299 anos e a prefeitura realiza quase 200 ações de melhorias para o cidadão. Cuiabá está mudando e a periferia, que muito falavam estava largada, o prefeito está mostrando o contrário”, disse o vereador. 

Representando o bairro Jardim União, uma das comunidades beneficiadas com a pavimentação, o presidente da Associação de Moradores, Janio Flávio de Amorim, destacou que a obra é a representação dos anseios e pedidos da população sendo transformados em realidade. “O que vemos aqui não é uma simples via, mas sim um ato de inclusão social das nossas comunidades com o restante da cidade. E lógico que sempre queremos mais para nossos bairros. Todavia, estamos conseguindo pouco a pouco alcançar cada objetivo graças ao prefeito, que faz questão de deixar a estrutura do Alencastro para viver a realidade do povo”, pontuou o presidente. 

Também participaram do ato de entrega a primeira-dama do Município, Márcia Pinheiro, o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, o secretário-adjunto de Relações Comunitárias, Jonail da Costa, o secretário-adjunto de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento, Marcelo Pires, além dos vereadores Marcrean Santos, Paulo Araújo, Mario Nadaf, Misael Galvão, Sidney de Souza, Dr. Xavier, e diversas lideranças comunitárias.