Obras Públicas /

17 de Outubro de 2013 16h44

Cuiabá terá 100 km de ruas recuperadas em 2013, diz Mauro Mendes

17/10/2013

Carol Sanford

O prefeito Mauro Mendes garantiu que até o final deste ano 100 quilômetros de vias serão recuperadas em Cuiabá. Até o início de outubro, mais de 80 quilômetros de ruas já haviam passado por obras de pavimentação ou recuperação asfáltica, ambas com asfalto de alta qualidade.

As obras fazem parte do programa Novos Caminhos, que teve início em maio deste ano, e as equipes da Secretaria de Obras Públicas passarão por todos os bairros da Capital para serviços de pavimentação, reperfilamento, recapeamento, tapa-buracos, manutenção de sarjetas e calçadas, patrolamento e encascalhamento.

Conforme o secretário de Obras Públicas, Marcelo Oliveira, mais de 500 quilômetros de ruas asfaltadas receberão tratamento. “Faremos o recapeamento em 200 quilômetros e passaremos lama asfáltica em mais 300 quilômetros de ruas”, explicou, contando ainda que o serviço de tapa-buracos alcançará mais de 150 quilômetros.

Segundo Mauro Mendes, este é o maior programa de pavimentação e recuperação asfáltica para Cuiabá. “Com o Novos Caminhos estamos fazendo um trabalho de qualidade, que permitirá reduzir a despesa de alto custo que é o tapa-buraco. Nos próximos quatro anos, mais da metade do asfalto de Cuiabá será recuperado”, destacou.

Em apenas seis meses, a atual administração promoveu o patrolamento e encascalhamento de 400 quilômetros de ruas na área urbana de Cuiabá e de 350 quilômetros de estradas vicinais na zona rural.

Na zona rural foram construídos 16 bueiros em tubos de concreto e 15 pontes de concreto com estruturas mistas de metal e madeira. Além disso, seis bueiros celulares estão em construção na zona urbana da Capital.

A meta inicial do Novos Caminhos era de, nos próximos dois anos, asfaltar 200 quilômetros de vias, recuperar o asfalto de 250 quilômetros de ruas e patrolar e encascalhar 700 quilômetros de estradas vicinais na zona rural e 650 quilômetros na zona urbana de Cuiabá.

No entanto, uma ampliação no programa irá proporcionar um atendimento ainda maior à população. “Estamos trabalhando para superar os números iniciais e garantir o melhor para os cuiabanos”, disse Mauro Mendes.

Além da recuperação de vias, o programa garantirá a limpeza de todas as bocas-de-lobo e a construção de 50 pontes de concreto, substituindo as pontes de madeira. Pelo menos 25 pontes de concreto ou bueiros celulares já foram construídos.

Cuiabá possui 1.400 quilômetros de ruas asfaltadas, sendo que 75% delas têm mais de 15 anos e nunca passaram por manutenção.