Obras Públicas /

08 de Fevereiro de 2012 17h00

Coleta Domiciliar de lixo é monitorada via satélite

08/02/2012

Paula Miranda-3313-3051/3052/3053

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfe), através da Diretoria de Resíduos Sólidos, responsável pela coleta domiciliar de lixo em Cuiabá, utiliza uma ferramenta tecnológica eficaz para reforçar a fiscalização do serviço. Para observar o trajeto dos caminhões de lixo, utiliza o sistema de monitoramento via satélite através de GPS, fiscalizando o serviço realizado nas quatro regiões administrativas.

O diretor de Resíduos Sólidos, Raufrides Macedo, informou que todos os trajetos são acompanhados através de um painel na Secretaria. “A fiscalização é reforçada por dois fiscais da Seminfe, que percorrem os trajetos de motocicleta”, ressalta.

Em dias comuns, são coletadas cerca de 470 toneladas de lixo das regiões administrativas de Cuiabá. Deste total, 240 toneladas são processadas e 5% são reciclados. O serviço é terceirizado pela empresa Delta.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Lécio Monteiro, a fiscalização via satélite garante mais segurança e agilidade no serviço de coleta.

Resíduos

A separação e reciclagem dos resíduos sólidos são de responsabilidade da Cooperativa de Trabalhadores e Produtores de Materiais Recicláveis (COOPEMAR), que obtém benefícios através do trabalho de separação e reaproveitamento dos materiais que passam pelas esteiras de triagem.

Roteiro

O roteiro da coleta de lixo pode ser consultado no site da Prefeitura de Cuiabá na página da Seminfe. Na página da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, através do link “Resíduos Sólidos”, o cidadão pode acessar uma lista de cooperativas e associações de agentes ambientais que recebem e coletam resíduos secos para reciclagem como pneus, aparelhos eletrônicos e telefônicos, pilhas, papel, latas, plástico, papel e embalagens.