/

11 de Novembro de 2011 11h30

“Bolsões de Lixo”: Apoio da comunidade é essencial para evitar os problemas

11/11/2011

Paula Miranda: Seminfe (65) 3313-3051/3052/3053


Mau cheiro, poeira, insetos, roedores, poluição e proliferação de doenças como a dengue em vários pontos de Cuiabá. Estas são as conseqüências da formação dos “bolsões” de lixo, que são uma mistura de lixo doméstico, entulhos de construção e restos de poda amontoados nas ruas. Com as chuvas, o produto dos “bolsões” se mistura a lama, tornando a situação mais crítica.

Diante desse problema, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfe), que é responsável pela limpeza desse lixo acumulado, pede o apoio da comunidade. Segundo o secretário Lécio Monteiro, a população pode ajudar, avisando onde existem “bolsões” e também evitando jogar volumosos (móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e computadores) e lixo doméstico nas ruas, pois a Prefeitura de Cuiabá conta com uma coleta regular de lixo em todos os bairros.

O roteiro da coleta de lixo pode ser consultado no site da Prefeitura de Cuiabá na página da Secretaria. Na página da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários (Smaaf), através do link “Resíduos Sólidos”, o cidadão pode acessar uma lista de cooperativas e associações de agentes ambientais que recebem e coletam resíduos secos para reciclagem como pneus, aparelhos eletrônicos e telefônicos, pilhas, papel, latas, plástico, papel e embalagens.

Monteiro ressalta que, se a população colaborar enviando esses resíduos para os agentes ambientais, o problema do lixo e do entulho acumulados pode ser melhor administrado. Nesta semana, as equipes de limpeza da Secretaria de Infraestrutura estão retirando “bolsões” de lixo no Córrego do Barbado e no bairro Centro América.

Sanção

A Seminfe possui cinco motocicletas e um automóvel utilizados para o trabalho de fiscalização da secretaria. “O cidadão que for flagrado jogando lixo e volumosos terá de retirar tudo do local e será multado (o valor mínimo é de R$ 3 mil) e responderá por crime ambiental”, explica o diretor de Resíduos Sólidos, Raulfrides Macedo.  No caso de limpeza de terrenos baldios, a prefeitura multa o proprietário do terreno e cobra a limpeza no IPTU.