Obras Públicas / Manutenção

06 de Fevereiro de 2014 16h27

Bairros de todas as regiões de Cuiabá recebem serviço de tapa-buracos

06/02/2014

CAROL SANFORD

Luiz Alves

Ruas e avenidas dos bairros de todas as regiões estão recebendo os serviços de manutenção e tapa-buracos da Prefeitura de Cuiabá. Somente nesta quinta-feira (6), equipes da Secretaria de Obras Públicas estão em 14 bairros da Capital.

Estão sendo atendidos os bairros Cidade Verde (Ruas Recife e Florianópolis), ruas do entorno da Praça Cultural do Pedra 90 e também da praça do CPA II, além das vias principais dos bairros Jardim Araçá, Santa Isabel, Coophamil, Parque Ohara, Tijucal, Passaredo e Nossa Senhora Aparecida.

Também estão recebendo o serviço de tapa-buracos as Avenidas Dante de Oliveira e Gonçalo Antunes de Barros. No Pedra 90, a rua onde foi inaugurado o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) “Ady de Figueiredo Mattos” está sendo pavimentada.

Nesta semana, as ruas dos bairros Jardim das Américas e Jardim Cuiabá começaram a ser repavimentadas. O mesmo serviço também começará no bairro Baú, nos próximos dias. Os três bairros foram os que tiveram maior índice de arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em 2013 e, por isso, estão recebendo obras a mais este ano.

Os índices de arrecadação dos bairros foram 80% do Jardim das Américas, 76% no Baú e 74% no Jardim Cuiabá. Nesses bairros, as ruas que porventura não forem asfaltadas receberão obras de pavimentação.

Conforme o prefeito Mauro Mendes, a melhoria é uma forma de mostrar que o pagamento do IPTU traz benefícios a todos – e incentivar a população a quitar seus débitos com o Município.

“Todos os bairros serão beneficiados pelo programa Novos Caminhos. Nossa meta para o primeiro semestre é de fazer 25 quilômetros de novos asfaltos e recapear 50 quilômetros de vias em Cuiabá”, destacou o secretário de Obras Públicas, Marcelo de Oliveira.

Também está prevista a pavimentação de ruas dos bairros Jardim Fortaleza/Santa Laura, Osmar Cabral e Real Park/Paulicéia, Jardim Petrópolis, 1º de Março e Altos da Glória.

Mais pavimentação

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) autorizou no último dia 31 de janeiro a Prefeitura de Cuiabá a contratar um financiamento de R$ 143,05 milhões junto à Caixa Econômica Federal para a execução de quase 130 quilômetros de asfalto urbano em oito bairros da cidade pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2).

Os bairros contemplados são Jardim Florianópolis, Jardim Vitória, Jardim União, Pedra 90, Novo Paraíso II, Umuarama, Dr. Fábio I e Altos da Serra I. Todos esses bairros serão 100% asfaltados e os projetos, já aprovados pela CEF, incluem a drenagem de águas pluviais.

A contrapartida da prefeitura será de R$ 7,5 milhões e o prazo para pagamento do valor financiado será de 240 meses.