/

21 de Novembro de 2011 13h00

Valorizando Vidas no Seu Bairro - SMTU apresenta teatro para alunos da rede municipal de ensino

21/11/2011

Marcio Guimarães - SMTU (65) 3315-4229


Os palhacinhos Gilika e Ximbica da secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos de Cuiabá (SMTU) estiveram, na última sexta-feira a tarde (18-11), na Escola Municipal de Ensino Básico Tenente Octacílio Sebastião da Cruz, no bairro CPA III Setor Quatro, como parte do projeto “Valorizando Vidas no seu Bairro” da Prefeitura Municipal de Cuiabá. 

Gilika e Ximbica são os agentes de Trânsito, Mauro Gouvêa e Geny Martins, que passam o conhecimento do dia-a-dia no trânsito para as crianças. A dupla apresentou o teatro “Picolé Atropelado” para mais de 100 crianças, com idades entre quatro e oito anos, do primeiro ciclo de ensino. O teatro aborda, de uma forma lúdica, temas como segurança dentro e fora do veículo e comportamento preventivo.

A diretora da escola municipal, Marinalva de Barros Neves, acredita que no trânsito ocorre a maioria das fatalidades. Ressalta que, como motorista, sabe que o trânsito em Cuiabá anda complicado: “O trânsito está muito complicado, falta educação para os motoristas. Uma criança bem educada pode ser o fator diferencial em uma família, ela pode influenciar um bom comportamento para todos ao seu redor”, afirma a diretora.

Um dos principais temas abordados pelo teatro é sobre como atravessar a rua. Gilika informa que, no Brasil, anualmente, morrem mais de seis mil pessoas atropeladas e ocorrem mais de 300 mil acidentes, número que pode ser reduzido. “Para que o trânsito melhore, nós precisamos ser pessoas melhores. Quanto antes a criança aprender o que é certo e o errado no trânsito melhor, pois elas serão os motoristas amanhã”, conclui a agente.

A SMTU lembra que as palestras e teatros para o trânsito são gratuitos, e que os interessados em participar do programa precisam entrar em contato com o setor de Educação para o Trânsito através do telefone 3315-4222.