Mobilidade Urbana /

05 de Dezembro de 2011 16h43

Valorizando Vidas 3: Alunos do Jardim Colorado conhecem projeto Agente Mirim de Trânsito

05/12/2011

Dalila Rodrigues – SMTU: 3315-4229/8414-4500

 

A comunidade do bairro Jardim Colorado prestigiou no último sábado (03-12), durante as atividades do projeto “Valorizando Vidas no seu bairro”, a apresentação dos Agentes Mirins de Trânsito. A ideia desenvolvida pela secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) tem como objetivo educar na formação das crianças, orientando em conhecimentos de trânsito. O programa é desenvolvido pela prefeitura de Cuiabá.

No evento foi montada a “Cidade Mirim”, onde as crianças da escola municipal Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro, interpretaram os agentes de Trânsito vestindo os coletes e, usando apitos e bloco de autuações da fiscalização. Eles passearam na mini-cidade, explicando regras e normas de trânsito para os participantes do evento.

Teatro

Outra abordagem da Secretaria é o uso do lúdico para ensinar o público infantil sobre educação no trânsito, no local foi apresentada a peça teatral “Picolé Atropelado”.A dupla de palhaços “Gilika e Ximbica” animou a criançada, demonstrando os perigos de atravessar a rua fora da faixa de pedestres, respeito aos limites de velocidade e a importância do uso de cinto de segurança.

Segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTU, Maria das Graças Silva, objetivo é levar o projeto para as escolas em regiões com grande índice de acidentes de trânsito. “As escolas localizadas em áreas de risco, principalmente para travessia de pedestres farão parte desse projeto, para que as crianças aprendam as noções básicas de trânsito”, concluiu.     

Somente esse ano, dez escolas do município participaram do projeto Agente Mirim.