/

02 de Fevereiro de 2012 14h43

Trânsito e Transporte lança campanha "Volta às Aulas"

02/02/2012

Cléverson Brandão-SMTU-3315-4229

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano de Cuiabá (SMTU) dará início, na próxima segunda-feira (06-02), a uma ação educativa no trânsito denominada “Volta às Aulas”. A campanha se estenderá pelos dias 07 e 08 de fevereiro, em frente e nas proximidades das escolas da capital, localizadas em vias de intenso fluxo. O objetivo é diminuir o impacto que a movimentação no entorno dessas instituições causa ao trânsito, como por exemplo, a formação de filas duplas.  

Com o slogan - “Educação começa com bons exemplos”- a operação buscará conscientizar os condutores sobre a maneira correta de se comportar no trânsito ao conduzir crianças. A campanha será desencadeada em duas etapas.  

A primeira será através de abordagens (Blitz), e visa orientar a comunidade escolar sobre a importância de se adotar conduta responsável no trânsito, a fim de preservar vidas e evitar acidentes. Bem como sensibilizar condutores e pedestres quanto à importância de se manter uma conduta responsável, no que tange respeito às leis, a fim de promover uma mobilidade mais segura com observância às normas de trânsito.  

Uma segunda fase está prevista para ocorrer ao longo do ano letivo, onde a SMTU estará, rotineiramente fiscalizando o entorno das escolas.  

Para a coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTU, a educadora Maria da Graça, o comportamento é o ponto chave da campanha. “Afinal, as crianças aprendem e copiam os exemplos que lhe são ofertados em casa”, afirmou.  

Ação  

Fiscais de Trânsito estarão controlando o fluxo de veículos na porta das escolas, enquanto equipes de colaboradores farão a abordagem dos condutores, pais e transeuntes, com entrega de folhetos informativos.  

Dentre os temas tratados nas abordagens estarão: o uso do cinto de segurança, forma de se transportar crianças (cadeirinha), utilização da faixa de pedestres, respeito à sinalização, embarque e desembarque pelo lado direito, uso do celular quando em movimento, observações e cuidados ao contratar serviço de transporte escolar.

Também aproveitarão para responder dúvidas e orientar pais, alunos e responsáveis pelo transporte escolar sobre: a importância de se respeitar as Leis de Trânsito, do correto posicionamento dos veículos em via pública, na porta das escolas, propiciando segurança aos pedestres, fluidez ao trânsito.  

O intuito é induzir o condutor a refletir sobre três comportamentos, quando se conduz crianças: nunca pare na faixa de pedestres; nunca pare em fila dupla; nunca estacione em local proibido.  

A operação buscará também informar aos pais, quanto aos benefícios de utilizar o transporte escolar de aluguel (vans escolares), poupando tempo e recursos, além de diminuir o número de veículos no entorno das instituições de ensino.  

Para contratar o serviço seguro de uma van, a SMTU estará dando dicas aos pais e escolas sobre: se o veículo possui selo de vistoria 2012 afixado na lateral, bem como a autorização de tráfego para transporte de crianças e com curso específico para tal.    

Escolas contempladas na primeira fase da operação “Volta às Aulas”:

Dia 06/02/2012 (segunda-feira)  

- Colégio São Gonçalo

- Colégio Coração de Jesus

- Escola Estadual Liceu Cuiabano

Dia 07/02/2012 (terça-feira)  

- Colégio Isaac Newton (Cin)

- Escola Estadual Presidente Médici

- Escola Estadual Nilo Póvoas

Dia 08/02/2012 (quarta-feira)  

- Escola Municipal Maria Dimpina Lobo Duarte

- Escola Estadual Souza Bandeira

- Colégio Master  

As blitz serão realizadas em dois períodos, no matutino das 06h40 às 07h30, e no vespertino das 16h30 às 17h30. Todas as escolas citadas serão contempladas com blitz nos dois períodos.

Multas

As multas para estacionamento ou parada irregular variam de R$53,20 a R$ 127,69. O condutor pode perder até cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).