Mobilidade Urbana /

30 de Julho de 2013 19h03

Trabalhadores do transporte coletivo não querem a volta dos cobradores

30/07/2013

Carol Sanford

O prefeito Mauro Mendes informou hoje (30) que vai anunciar nesta quarta-feira (31) sua decisão sobre os cinco projetos do transporte coletivo aprovados pela Câmara de Vereadores de Cuiabá, no final de junho. Ele esteve reunido no Palácio Alencastro com profissionais do transporte coletivo, que apresentaram reivindicações.

“Estou aqui para ouvir o que a categoria tem a dizer e também para balizar uma decisão que ainda preciso tomar. Posso garantir que estamos analisando tudo com muita seriedade”, disse o prefeito.

Durante a reunião, membros do Sindicato dos Profissionais e Trabalhadores em Empresas de Transportes Terrestres afirmaram que são contra a volta dos cobradores aos ônibus, já que hoje exercem outras funções.

“Desde que os motoristas assumiram parte das funções dos cobradores e o dinheiro não circula mais nos coletivos, os assaltos diminuíram consideravelmente. Também tivemos melhorias salariais e recebemos qualificação, além da segurança ser muito maior. Nenhum motorista quer a volta dos cobradores, e os que exerciam essa função também não querem voltar”, explicou o presidente do sindicato, Ledevino da Conceição.

Segundo ele, antes o número de assaltos a ônibus chegava a 800 por ano e, no primeiro semestre deste ano, 88 assaltos foram registrados em coletivos.

Outro ponto apresentado pelo sindicato foi o aumento na tarifa do transporte coletivo com a volta dos cobradores. “Motoristas e cobradores estão satisfeitos com a atual condição”, destacou Ledevino.

Mauro Mendes fez diversos questionamentos sobre o trabalho das duas categorias e garantiu que sua decisão será a melhor para Cuiabá. “Minha decisão será baseada em fatos e argumentos, sem pressão ou politicagem; com certeza avaliaremos o que for melhor para a cidade”, afirmou.

Pacote de projetos

Os projetos aprovados pelo Legislativo municipal tratam da volta dos cobradores aos ônibus da Capital, volta do pagamento da tarifa por moeda corrente, ampliação do tempo de integração, passe-livre irrestrito aos estudantes e passe-livre aos estudantes de pós-graduação e de cursos profissionalizantes e pré-vestibulares.