/

16 de Dezembro de 2010 15h33

Tecnologia LED otimiza funcionamento de semáforos em Cuiabá

16/12/2010

Cláverson Brandão-Assessoria/SMTU

Um projeto de revitalização dos semáforos de Cuiabá, que faz parte do programa de eficiência energética da Rede Cemat, será lançado amanhã, sexta-feira (17-12) em solenidade na av. Beira Rio, em frente ao Centro de Convivência de Idosos Pe. Firmo Pinto Rodrigues, numa parceria da SMTU com a Cemat. A informação é de Edivá Alves, secretário de Trânsito e Transporte Urbano – SMTU, que mencionou detalhes positivos do projeto para a melhoria do trânsito da cidade.

 Ele disse que o projeto prevê que os semáforos instalados na capital ficarão livres do desgaste rápido causado pelo excesso de exposição ao sol. “O projeto de revitalização dos conjuntos semafóricos consiste em substituir as lâmpadas incandescentes dos repetidores luminosos dos semáforos por módulos LED´s, proporcionando mais segurança, economia de energia e menos lâmpadas queimadas ao complexo de sinalização”, explicou Edivá Alves.

A parceria com a Cemat permitirá à SMTU substituir as lâmpadas incandescentes atuais por LED’s em todos os semáforos da capital. O custo dos equipamentos e da implantação será subsidiado pela Rede Cemat, através do seu Programa de Eficiência Energética. Cuiabá se tornará uma das primeiras capitais do país a contar com 100% dos semáforos com essa tecnologia. A substituição das lâmpadas incandescentes representará uma redução de mais de 80% no consumo atual de energia, além de propiciar a redução dos custos de manutenção com a troca de lâmpadas queimadas.

Além desses benefícios, os 110 semáforos instalados nos cruzamentos de Cuiabá estarão, a partir de agora, livres de problemas de visibilidade (efeito fantasma), que é provocado pela incidência direta da luz solar, nem tampouco os focos serão apagados devido à lâmpadas queimadas, o que proporciona mais segurança para motoristas e pedestres. Em torno de 1.600 focos luminosos serão substituídos por módulos LED’s.

Mais informações:
3315 4229 ou 4201-8448 8531