/

03 de Agosto de 2010 11h00

SMTU usa projeto cênico na formação da consciência social de alunos

03/08/2010

Cléverson Brandão-Assessoria/SMTU

A secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano de Cuiabá (SMTU), através da Diretoria de trânsito, e da Coordenadoria de Educação para o trânsito, lançará às 09:00 horas desta quarta-feira (04-08), na escola Maria Lucia da Silva Barros, no Bairro Jardim Ubirajara, os projetos Trânsito Legal na Escola e Implantação do fiscal Mirim de Trânsito.

O evento prevê uma encenação teatral sob o título “As aventuras de Joãozinho e Maria no Trânsito”, seguida de aula prática denominada “Tour no Trânsito”; e logo após será implantado o projeto “Fiscal Mirim de Trânsito”, com a participação de um grupo de alunos que será incumbido de observar e anotar infrações e comportamentos inadequados dos alunos no trânsito dentro da escola, que serão posteriormente discutidos em sala de aula e registrados em relatório para acompanhamento e avaliação de resultados. 

O projeto foi desenvolvido com o objetivo de instigar a consciência dos cidadãos, a começar pelas crianças, e percorrerá 10 escolas da rede municipal de ensino. A intenção é que as crianças aprendam de forma lúdica e prazerosa como transitar fora dos portões da escola de forma adequada e segura.

Segundo o secretario Edivá Pereira Alves, o Programa Trânsito Legal na Escola busca desenvolver o potencial perceptivo da criança e do adolescente, com a expectativa de que eles possam avaliar as diversas situações em que se encontrarem, como exemplo em travessias de ruas, passeios de bicicleta, brincadeiras de rua, embarque e desembarque, comportamento dentro de veículos e decisão sobre a atitude mais segura a tomar.

A coordenadora de educação para o trânsito, Rosveth do Espírito Santo, enfatiza que levar alguém a desenvolver um comportamento positivo e ativo no seio social é o próprio fundamento da palavra “educar”, o que significa tirar do individuo o que ele tem em seu potencial. A vivência das regras e conceitos de segurança possibilita a introjeção  dos conteúdos de modo a sedimentar o processo de conscientização e a formação de hábitos seguros em sociedade e, por conseqüência, no trânsito.

O ator e diretor da peça, Ilson de Oliveira, acredita que o Projeto Trânsito Legal na Escola, através de atividades e apresentações teatrais, que propõe experimentações e jogos lúdicos e interativos do “mundo do faz de conta”, possibilitará às crianças do ensino fundamental, por meio da vivência e de experimentações, a descoberta e a prática de ações seguras no trânsito que, uma vez assimilados, levarão para a vida adulta como comportamento incorporado.

“Formar cidadãos que se reconheçam como pessoas integrantes e responsáveis pela melhoria da qualidade de vida de tal modo que crianças e adolescentes construam conhecimentos e capacidades que permitam uma atuação mais consciente e responsável na mobilidade, seja motorista ou não no futuro, é nossa meta”, conclui o secretario Edivá Alves.   

Mais informações:
Coordenadoria de Educação Para o Trânsito, 3315 4222 
Da assessoria de Imprensa
Cléverson Brandão

33125 4229