/

09 de Agosto de 2012 11h11

SMTU solicita apoio do Ministério Público para reduzir casos de violência contra agentes de trânsito

09/08/2012

Marcio Guimarães - SMTU (65) 3315-4229


Por iniciativa da Diretoria de Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte de Cuiabá (SMTU), foi realizada ontem, 08-08, no Ministério Publico Estadual, uma reunião entre membros da SMTU e o promotor de Justiça, Ezequiel Borges de Campos. A reunião teve objetivo de solicitar apoio do MPE à causa dos Agentes Municipais de Trânsito e Transporte.

O diretor de Trânsito da SMTU, Jackson Messias, explanou ao promotor,  a repercussão da prática de violência contra agentes, em casos onde pessoas públicas incitam este tipo de violência. O promotor mostrou apoio à categoria, dizendo que agressores devem ser presos para dar exemplo, para que este tipo de ação não volte a acontecer.

Em exatos 46 dias de trabalho dos novos agentes, já foram lavrados 16 boletins de ocorrência, envolvendo agressões físicas, verbais e psicológicas praticadas por munícipes contra agentes municipais de trânsito.  No dia 26/07, um agente de trânsito foi agredido com uma marretada na nuca, após orientar um motorista a não conduzir o veículo na contramão. O motorista foi indiciado por tentativa de homicídio pelo delegado Laudeval de Freitas da Delegacia do Carumbé.

Graças a ação conjunta entre a Coordenadoria de Trânsito da SMTU e Polícia Judiciária Civil, por iniciativa do Delegado Christian Cabral, todas as ocorrências de agressão a autoridades do trânsito serão concentradas na Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito do Coxipó. A concentração visa dar celeridade às investigações.

“Nós resolvemos centralizar na delegacia as investigações e a repressão contra esse tipo de crime, a fim de que a punição dessas pessoas seja a mais célere e eficiente possível. Tudo isso para que possamos dar uma resposta e garantir a integridade e a segurança desses profissionais, de forma que eles não se sintam impedidos de desempenhar adequadamente sua atividade”, informou o delegado Christian Cabral.

Esta violência gratuita, aliada à suposição de uma remuneração do agente por multa aplicada, tem desagradado à classe e, principalmente, a sociedade. Para esclarecer a situação foi marcada uma audiência pública no dia 15-08, às 09h, na Câmara Municipal de Cuiabá, com o intuito de debater a situação dos Agentes de Trânsito da Capital, populares amarelinhos. O procurador Ezequiel Borges demonstrou apoio e confirmou presença na audiência.