Quinta, 19 de agosto de 2010, 12h02
A- |  A+

Mobilidade Urbana

SMTU revitaliza sinalização da Faixa de Pedestre


A prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano (SMTTU) está revitalizando a sinalização das faixas de pedestre do município. O serviço de revitalização começou a ser executado na região central da capital, com a pintura das faixas. Até agora já foram contempladas as avenidas Marechal Deodoro, Presidente Marques, Avenida da Prainha, entre outras.

Paralelo a revitalização da pintura das faixas, a SMTU prepara uma campanha sobre a faixa, com o objetivo de incentivar o uso e o respeito pela sinalização. A SMTU quer mostrar a necessidade do pedestre usar a faixa, e do motorista respeitar esse sinal. O grande problema em Cuiabá é a falta de respeito que motoristas demonstram pela faixa, inclusive em cruzamentos sinalizados.

“Não se trata de respeitar a faixa para o pedestre, - uma imposição do Código Nacional de Trânsito, mas de respeitar o pedestre na faixa”, frisa o diretor de Trânsito da SMTU, Dativo Silva Sobrinho.

O Código Nacional de Trânsito, no Artigo 70, determina que: “Os pedestres que estiverem atravessando via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste Código. Parágrafo único: nos locais em que houver sinalização semafórica de controle de passagem será dada preferência aos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos”.

A campanha, que deverá receber o nome de travessia segura, será desenvolvida no mês de setembro, durante a Semana do Trânsito. Nessa semana será realizado ainda o Dia Sem Meu Carro, estimulando as pessoas a deixarem seus veículos na garagem ao menos por um dia.

Enviar Matéria Imprimir Voltar

Praça Alencastro, nº 158 - Centro

CEP: 78005-906

Telefone:(65) 3645-6263/6039 (Recepção)

© 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura de Cuiabá