/

15 de Agosto de 2011 16h20

SMTU realiza "A calçada é o do pedestre"

15/08/2011

Dalila Rodrigues/Assessoria/SMTU

Estacionar o veículo sobre a calçada é infração grave. Além disso, dificulta a circulação do pedestre. Quando o motorista para o carro sobre o passeio, o pedestre é obrigado a trafegar pela rua, aumentando os riscos de atropelamento. Com o objetivo de educar e conscientizar os motoristas a respeitarem o direito do pedestre, a secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos – SMTU vai realizar fiscalização nas principais vias de Cuiabá, orientando o condutor a respeitar as leis de trânsito.

A fiscalização ocorrerá  a partir de amanhã (16-08), às 9 horas da manhã, 15 horas da tarde e 19 horas no período noturno, na região central de Cuiabá. Nas avenidas Ten. Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça (CPA), Fernando Correa da Costa e no entorno na prefeitura de Cuiabá. 

Somente no mês de julho deste ano foram registradas 356 autuações de veículos estacionados irregularmente sobre a calçada na capital, em vias de intenso fluxo de veículos, colocando em risco a segurança do pedestre.

De acordo com o diretor de Trânsito, Jackson Messias, a SMTU tem recebido inúmeras reclamações de munícipes que não conseguem transitar pelas calçadas na região central. “Quando o pedestre sai da calçada e vai para a via de rolamento, está colocando sua vida em risco, pois perde a calçada para caminhar e fica vulnerável ao tráfego destinado aos veículos”, explicou.

O Código de Trânsito Brasileiro – CTB prevê que estacionar em cima da calçada é infração grave, gera multa de R$ 127,39. O motorista perde cinco pontos na carteira de habilitação. Além  do veículo ser removido, de acordo com a medida administrativa. 

Mais informações: 
3315 4229/8448 8531