/

14 de Setembro de 2011 13h45

SMTU promove Semana Nacional de Trânsito 2011 em Cuiabá

14/09/2011

Dalila Rodrigues/Marcio Guimarães – SMTU: 3315-422

A secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos de Cuiabá(SMTU) promove de 19 a 25 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito, a programação começa às 7h da próxima segunda-feira (19-9), na praça Alencastro. Na abertura das atividades, alunos de dez escolas municipais vão participar de gincanas e brincadeiras educativas sobre trânsito.

O evento contará com apresentações culturais, e exposição de materiais da Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos – AMTU, Polícia Rodoviária Federal – PRF, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU e secretaria de Educação de Cuiabá.       

Além do tema deste ano "Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas" a ser trabalhado junto à sociedade serão realizadas ações educativas sobre a importância do uso de cinto de segurança e a proibição do uso telefone celular ao dirigir. As duas infrações de trânsito mais cometidas pelos motoristas na capital.

Durante a Semana de Trânsito serão realizadas palestras em escolas, blitzen educativas em cinco pontos de grande fluxo de veículos na capital. Além de conscientizar os motoristas, serão distribuirão botões de rosas e adesivos ilustrativos sobre a campanha. 

Para secretário de Trânsito de Cuiabá, Josemar de Araujo, essas ações são importantes a sociedade. “Conscientizar a população a respeitar as leis de trânsito é uma das melhores formas de diminuir o índice de acidentes. Estamos trabalhando com a educação no trânsito, orientando condutores e pedestre. Na Semana de Trânsito é a oportunidade de enfatizarmos o trabalho realizado por um trânsito seguro”.

A Semana Nacional de Trânsito é uma ação do Conselho Nacional de Trânsito do Brasil (Contran), que vai ocorrer de 18 a 25 de setembro 2011. A temática deste ano foi escolhida em assembleia geral juntamente com a Organização das Nações Unidas(ONU). A meta é diminuir os acidentes de trânsito no Brasil até 2020.  Após constatarem que os acidentes de trânsito se tornaram um problema de saúde pública com proporções epidêmicas no país.