/

12 de Abril de 2012 16h24

SMTU prepara ações para o projeto "Valorizando Vidas no Seu Bairro" no distrito do Coxipó do Ouro

12/04/2012

Cléverson Brandão e Marcio Guimarães-3315-4229

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) está preparando as ações que serão incluídas no Programa “Valorizando Vidas no Seu Bairro”, da Prefeitura de Cuiabá, que no próximo sábado (14-04) contempla a comunidade do Distrito do Coxipó do Ouro, que fica a cerca de 18 quilômetros da capital.

Funcionários da SMTU e agentes Fiscais de Trânsito e Transporte estarão nos dois stands da Secretaria de Trânsito no “Valorizando Vidas”. Além disso, as ações desenvolvidas durante esta semana pela secretaria envolvem teatro e palestras para crianças e jovens da comunidade, adequação da sinalização viária, controle do tráfego no dia do evento.

O teatro e a palestra serão apresentados pelos fiscais de trânsito, Mauro Gouvêa e Geny Martins. Os agentes utilizam seu conhecimento sobre segurança e comportamento preventivo no trânsito para conscientizar e educar os futuros motoristas e usuários em geral do transporte público sobre o modo correto de agir no trânsito, com o objetivo de moldar o comportamento dos jovens e corrigir os adultos para prevenir futuros acidentes.

A SMTU, por meio de sua diretoria de engenharia, está desde o dia 05 de abril realizando a implantação do projeto de sinalização viária horizontal, vertical e complementar na Avenida Principal do distrito do Coxipó do Ouro. A sinalização consiste em pintura horizontal na via como, por exemplo, o “PARE” nos cruzamentos e pintura de faixa de pedestre.

A sinalização vertical compreende 13 conjuntos de placas. A sinalização complementar consiste na pintura da linha divisória de fluxo e implantação de tachões bidirecionais de cor amarela, contendo unidades refletivas. Eles serão aplicados diretamente no pavimento próximo às cabeceiras da ponte, ordenando o fluxo de sentidos opostos na mesma pista.

A Diretoria de Trânsito estará no “Valorizando Vidas” por meio dos agentes de fiscalização e regulação de Trânsito presentes nos stands da SMTU. Os agentes estarão disponíveis para responder dúvidas relativas ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e as implicações legais em caso de descumprimento das leis. O stand contará ainda com a Diretoria de Transporte que, por meio dos agentes fiscais, responderá a população sobre dúvidas relativas ao transporte coletivo na capital.

Durante todo o evento, os agentes estarão presentes no entorno para garantir a fluidez do trânsito e orientar os motoristas que trafegam pelo local.

Valorizando Vidas no seu Bairro

A prefeitura de Cuiabá através do projeto ”Valorizando Vidas no seu Bairro” busca, em regime de mutirão, levar benefícios aos bairros de Cuiabá e aproximar a população da administração pública, tirando os gestores e servidores dos gabinetes por um dia e levando-os de encontro ao munícipe no seu bairro.

As secretarias municipais de governo, em reuniões durante todo o mês de abril, definiram as ações que cada pasta vai desenvolver em beneficio à comunidade do Coxipó do Ouro. Haverão ações nas áreas de Cultura, Educação, Saúde, Trânsito, Infraestrutura, Esporte, Gestão, Habitação, Turismo, Assistência Social, procuradorias Fiscal e Ambiental além da presença da Ouvidoria Geral e da Controladoria.

As diversas secretarias estão em efetivo serviço na comunidade desde o começo da semana, desenvolvendo projetos culturais, educativos e sociais, além de melhorias na infraestrutura. No sábado, serão entregues certificados de cursos de qualificação em confecção de salgados, enfeites de biscuit e bijuterias, gerando renda extra aos participantes.

O Projeto “Protegendo Vidas”, voltado para gestantes e mães com bebês de até três meses, visa prestar orientações sobre os cuidados necessários para a saúde do recém-nascido. Os pais receberão orientações de profissionais para lidar com os problemas mais corriqueiros do recém-nascido. A intenção é evitar que situações corriqueiras acabem se agravando para quadros patológicos graves.

A Prefeitura, durante a semana que antecede o evento, realiza também a reforma da associação dos moradores, pintura de meio fio e patrolamento de ruas. Também será feita a reforma da praça, além de outros serviços pontuais, melhorando a trafegabilidade no distrito.