Mobilidade Urbana /

15 de Junho de 2012 16h14

SMTU lembra população dos desvios e alerta para o respeito às leis de trânsito

15/06/2012

Marcio Guimarães-3315-4229

A obediência dos motoristas à sinalização e as leis de trânsito, dispostas no Código de Trânsito Brasileiro, é vital para a fluidez do tráfego e a segurança de todos, principalmente após a interdição de mais dois trechos da Avenida Miguel Sutil, o segundo trecho da “Trincheirona” Dante de Oliveira/Jurumirim iniciada no dia 11 de junho, e o outro, nas proximidades da rotatória do Bairro Santa Rosa, no dia 10 de junho. As ruas utilizadas como vias de desvio são em maioria ruas de bairros, onde a velocidade máxima permitida é de 30 Km/h.

RESPEITO À SINALIZAÇÃO

Conhecer as leis de trânsito é obrigação de todo condutor habilitado. Também é obrigação do motorista respeitar a sinalização. O desrespeito à sinalização e às leis de trânsito constituem crime e geram multas, cabendo ainda medidas administrativas como a retenção do veículo e suspensão do direito de dirigir.

O trânsito é o ponto em comum de todos os segmentos da população. Esta interdependência gera uma obrigação de se respeitar as leis de trânsito. “O direito do indivíduo termina onde começa o do próximo. No trânsito, a má conduta de um motorista influencia diretamente nos outros”, lembra Rogério Taques, coordenador de Trânsito da SMTU.

O coordenador explica, também, que é necessário atenção às pessoas “Devemos utilizar as vias de desvio com cautela, respeitando a velocidade máxima e atentos à circulação de pessoas, principalmente crianças e idosos, uma vez que para as vias de desvio estão sendo utilizadas ruas e avenidas de bairros”.

ROTA SANTA ROSA

Na interdição próxima ao bairro Santa Rosa, as vias de desvio sentido Verdão – Santa Rosa são: Rua Almirante Guedes Pinheiro, no Bairro Goiabeiras, até acessar a Avenida Lava Pés ao lado do shopping Goiabeiras. No local a SMTU fez um corte no canteiro central e instalou um conjunto semafórico para ordenar a passagem de veículos.

No sentido inverso, Santa Rosa – Verdão, ao chegar à rotatória do Santa Rosa o motorista deve entrar à direita, na Avenida Antártica. Após aproximadamente 100 metros, o corte no canteiro central foi alargado para facilitar o acesso à Rua Sinjão Curvo, virando à esquerda. Ali, o motorista deve aguardar sua vez, indicada pelo semáforo recém-instalado pela SMTU, percorrer três quadras e entrar à esquerda, na Rua Antônio João II, que direciona à Avenida Miguel Sutil.

Clique aqui para ver o mapa com os desvios.

ROTA TRINCHERONA – Dante de Oliveira/ Jurumirim

Na interdição da Grande trincheira Dante de Oliveira/ Jurumirim, as vias de desvio sentido Rodoviária – Coxipó são: ao se aproximar da interdição acessar a Rua Lapa, à direita, seguir em frente até a Rua Laguna, que dá acesso à Avenida João Gomes Sobrinho.

Na Avenida João Gomes Sobrinho, os motoristas que desejarem retornar à Miguel Sutil no Jardim Leblon, podem utilizar a pista da esquerda da Rua Ministro Fernando Costa  e virar à esquerda na Rua Boa Vista, acessando a Miguel Sutil na rotatória do Bairro Jardim Leblon.

Os motoristas que desejarem retornar a Avenida Miguel Sutil, no bairro Jardim Guanabara, devem acessar a Rua Ministro Fernando Costa pela pista da esquerda, seguir reto e virar à direita no encontro com a Rua Dr. Eurides de Matos, prosseguir duas quadras e virar à esquerda na Rua Dois, passando atrás do restaurante Mamagaya, retornando à Miguel Sutil.

Desejando seguir da Avenida João Gomes Monteiro Sobrinho em direção à Avenida Fernando Correia da Costa, os motoristas podem utilizar a Rua Ministro Fernando Costa, pela pista da direita, prosseguir contornando o córrego até encontrar o Córrego do Gambá, Rua Marginal, fazer o retorno e seguir pela Rua Marginal até o encontro com a Avenida Fernando Correia, onde a SMTU instalou um semáforo e fez um corte no canteiro central para dar acesso à Fernando Correia sentido Coxipó.

No sentido inverso, Coxipó – Rodoviária, quando o motorista avistar a interdição na Av. Miguel Sutil, deve entrar à direita no Bairro Jardim Leblon, pela Rua Bela Vista, fazer o contorno na rotatória da Avenida Arquimedes Pereira Lima, Estrada do Moinho e, nesse ponto, desejando dirigir-se aos bairros como Planalto e Morada da Serra, pode seguir direto pela Avenida Dante de Oliveira.

Se o motorista desejar prosseguir até o centro deve continuar na Rua Bela Vista e, depois pela Rua 7 de Janeiro até a Avenida Dante de Oliveira. Então, seguir pela Rua Primeiro de Maio, que acessa a Avenida Gonçalo Antunes de Barros, retornando à Miguel Sutil.

Clique aqui para ver os mapas com os desvios.

ROTA SANTA ISABEL/ CIRÍACO CANDIA

Os motoristas que seguem sentido Cuiabá - Várzea Grande, podem ter acesso à Avenida Ciríaco Cândia ao seguir pela avenida Agrícola Paes de Barros no bairro Santa Isabel e virar à esquerda na rua Daliberto da Costa. Para retornar à Avenida Miguel Sutil os motoristas podem cruzar a Avenida Ciríaco Cândia através do corte no canteiro central feito pela SMTU, e acessar a Rua Belo Horizonte ou Rua Salvador. Ambas dão acesso à Rua Generoso Malheiros, próxima à rotatória do bairro Cidade Verde.

Já os condutores que farão o trajeto Várzea Grande – Cuiabá, vindo da ponte Mario Andreazza, devem adentrar o bairro Cidade Verde pelas ruas Salvador ou Belo Horizonte, em direção à Avenida Generoso Malheiros, que acessa a Miguel Sutil na rotatória do bairro Cidade Verde. Sentido centro deve-se usar a Rua Dom Luiz de Castro para chegar à Avenida Agrícola Paes de Barros, que encontra a Miguel Sutil na rotatória do bairro Santa Isabel.

Quem faz o sentido Várzea Grande – Cuiabá vindo da Ponte Nova (Maria Eliza Bocaiúva), deve utilizar-se do mesmo trajeto a partir da rotatória do bairro Cidade Verde, acessando a Rua Dom Luiz de Castro em seguida à esquerda na avenida Agrícola Paes de Barros para voltar a avenida Miguel Sutil.

Clique aqui para ver o mapa com os desvios