/

09 de Maio de 2012 15h05

SMTU e Batalhão de trânsito atuarão em conjunto no controle dos cruzamentos da área central

09/05/2012

Cléverson Brandão - (65) 3315-4229


Em reunião realizada na sede da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU), nesta quarta-feira, foram acertados os detalhes para uma efetiva cooperação entre os órgãos encarregados em fiscalizar o trânsito. O foco da reunião foi o desrespeito de alguns condutores que fecham os cruzamentos na mudança do semáforo.

Os gestores querem impedir que os motoristas continuem avançando sobre os semáforos, mesmo vendo que a fila à sua frente não permitiria o cruzamento. Além de eventos imprevisíveis como quebra de veículos, causando ainda mais lentidão nas ruas e por reflexo aumentando o congestionamento nas vias adjacentes.

Participaram da reunião, o secretário da pasta, Josemar Araújo Sobrinho, o diretor de Trânsito, Jackson Messias, o coordenador de Trânsito, Rogério Taques e o tenente coronel da Polícia Militar, Wilson Batista, comandante do Batalhão de Trânsito de Mato Grosso.

Durante a reunião, os gestores demonstraram a intenção em criar um grupo fixo, com integrantes das duas entidades, para discutir os problemas do trânsito na capital, decorrentes das obras de mobilidade urbana. A sinalização das obras, sinalização viária e fixação de faixas informativas, também fizeram parte das discussões.

“Com o início das obras na avenida Miguel Sutil e a interdição parcial de alguns trechos, houve uma migração de parte do fluxo de veículos para as avenidas centrais, fazendo com que o trânsito, em especial nos horários de pico, fique bastante lento. O trânsito ‘pesado’, exige dos condutores muita paciência e atenção, visto que os veículos se por um lado andam em baixíssimas velocidade, por outro ficam todo o tempo muito próximos um do outro, aumentando os riscos de acidentes”, destacaram os gestores. 

Os agentes do batalhão e da SMTU farão o controle efetivo dos cruzamentos na área central, inclusive lavrando autos de infração de trânsito aos condutores que insistirem em fechar os cruzamentos. Fiscais de trânsito, os chamados amarelinhos, revezarão com policiais, o monitoramento de alguns dos principais cruzamentos do centro da capital como da avenida Tenente Coronel Duarte e avenida Isaac Póvoas e o da avenida Lavapés com a Estevão de Mendonça.

A SMTU foi contemplada com 200 novos agentes em fase de formação, enquanto o batalhão de trânsito aguarda a inclusão de mais 300 homens para todo o Estado, onde se espera que uma parte atue na capital.

O coordenador de fiscalização de trânsito da SMTU, Rogério Taques, pondera que é impossível manter agentes em todos os cruzamentos, mesmo em conjunto com o batalhão de trânsito. Ele lembra que é fundamental a colaboração dos condutores. “Estaremos em conjunto com o coronel Batista desenvolvendo campanhas educativas, para chamar a atenção da população à necessidade de se observar o respeito as leis de trânsito, ainda maior nesses dias de grandes transformações físicas que passa a capital de Mato Grosso, para a segurança de todos”.